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PSICOLOGIA VIVA

01 maio, 2020

8ª ANO - 04/05 A 08/05

Atividades para os alunos do 8º ano A, B e C 

para o período de 04/05 a 08/05


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
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Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias

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DISCIPLINA : GEOGRAFIA - PROFª REGIANE

ESTA É A MESMA ATIVIDADE QUE FOI POSTADA NA SEMANA PASSDA

SE VOCÊ JÁ REALIZOU NÃO PRECISA FAZER NOVAMENTE

PROCESSOS POPULACIONAIS A PARTIR DE INDICADORES DEMOGRÁFICOS DA AMÉRICA E DA ÁFRICA
HABILIDADES: (EF08GE25*) Descrever e distinguir os conceitos da demografia e analisar a aproximação com a Geografia das Populações na análise dos processos populacionais. 

VAMOS DIALOGAR?



1) Para iniciar os estudos relacionados aos processos populacionais, vou lançar algumas questões iniciais sobre demografia e indicadores socioeconômicos: (copie e responda no caderno)  
a) Você sabe o que é Demografia?
b) A Geografia das Populações se dedica a estudar o quê? 
c) A população mundial está distribuída de que forma nas diferentes regiões do mundo? 
d) O que são os indicadores sociais? 
O que significa a sigla IDH? Qual instituição realiza esse cálculo? 
e) Para que serve o IDH? Você conhece outros exemplos de indicadores?

Ampliando conhecimento...

A demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas. Esse ramo do saber em muito se aproxima à Geografia da População, que, da mesma forma, também se preocupa com as dinâmicas populacionais, enfatizando as questões sociais relacionadas ao espaço geográfico. Para conhecer as dinâmicas sociais é necessário ter acesso aos indicadores sociais que são dados estatísticos sobre os vários aspectos da vida de um povo que, em conjunto, retratam o estado social da nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. A partir destes indicadores sociais, pode ser avaliada a renda per capita, analfabetismo (grau de instrução), condições alimentares e condições médicas-sanitárias de uma região ou país.
O IDH foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo. Na grande maioria dos países, são os órgãos oficiais do governo. No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão oficial responsável pela produção das estatísticas que compõem o sistema de indicadores sociais.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO: CONCEITOS DEMOGRÁFICOS


2) Agora que você já leu os textos, anote em seu caderno as palavras, termos e/ou expressões, a fim de diferenciar os principais conceitos demográficos.

3) Para avançar neste estudo, pesquise outros conceitos demográficos (crescimento populacional, densidade demográfica, migrações e outros) e exemplos da sua influência na dinâmica populacional. 

VOCÊ PODE ENVIAR SUAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PARA O EMAIL regianed045@gmail.com (ENVIAR A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA NO CADERNO)



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MATEMÁTICA
Profª Magaly G. M. Greggio

Habilidades
  • Reconhecer e elaborar situações problema usando a relação entre potenciação e radiciação;
  • Resolver problemas que envolvam porcentagens;
  • Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos.
Nesta semana, faremos uma atividade de potenciação e radiciação.
ATENÇÃO! 
As respostas desta atividade devem ser encaminhas para o meu e-mail, contendo: Nome completo, número e série. Até sexta-feira (08/05/2020)

ATIVIDADE 01
Obs.: As questões de porcentagem podem também ser respondidas por regra de três!

1. Na venda de um tênis de 150 reais, um vendedor obteve uma comissão de 12 reais. Essa comissão representa quantos por cento do produto?

2. Escreva os percentuais correspondentes explicando as estratégias adotadas.
A) 8 em cada 10 jogadores treinam cobrança de pênaltis. Qual é o percentual de jogadores que treinam cobranças de pênaltis?
B) Mateus acerta 5 em cada 8 arremessos na cesta de basquete. Qual é o percentual de acertos de Mateus?

3. Em um município, cerca de 15% da população de 50 000 habitantes já tomou vacina contra gripe.

A) Qual é o percentual de pessoas que ainda não tomou a vacina contra a gripe nesse município?
B) Quantas pessoas já foram vacinadas?
C) E quantas ainda não foram vacinadas? 

4. O preço de uma geladeira é R$ 850,00. Para pagamento à vista, há um desconto de 5%. Para o pagamento a prazo há um acréscimo de 6% e o pagamento pode ser feito, sem entrada, em 4 parcelas iguais.
A) Qual é o preço à vista dessa geladeira?
B) Qual é o preço a prazo da geladeira? 
C) Qual é o valor de cada parcela?

5. Calcule o valor das expressões abaixo:
A)  
B)  (24  - 3²)² + 15
C) (-2)³ + 5.3 - 4.5
D) (-4). (-6): (-3) 
                                                                                                           
6. O valor da expressão a seguir é:                                                       

Bons estudos, pessoal!!! 
Profª Magaly 











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Disciplina : Língua Portuguesa 

Habilidades:
EF69LP03D Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.
EF69LP56 Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.

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Verbos TER E VIR – plural e singular

Acentua-se com circunflexo a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir, bem como nos seus compostos (deter, conterreter, advirconvirintervir, etc.). Veja:

Ele tem
Eles têm
Ela vem
Elas vêm
Ele retém
Eles retêm
Ele intervém
Eles intervêm


Obs.: nos verbos compostos de ter e vir, o acento ocorre obrigatoriamente, mesmo no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo:
ele detém - eles detêm

ele advém - eles advêm.

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Após a leitura do texto acima, acessar o link abaixo para responder as atividades. As respostas já serão encaminhadas a mim, não precisam me enviar nada. 



Caso precisem entrar em contato, podem enviar email para: luciene.kido@outlook.com



Verbos TER e VIR      



Espero que estejam todos bem!

Saudade de vocês!

Professora Luciene. 
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ELETIVA SAÚDE


Profª  Ida Maria 


Orientação: Copie e responda as questões no caderno. Leia a revisão atentamente para responder as questões. Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com

Saúde, qualidade de vida e bem estar social
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. A definição "bem-estar social" veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo. A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. O ambiente físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde.
A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente prejudicada. A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.

Um dos principais fatores ambientais que afetam a saúde é a qualidade da água, especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em desenvolvimento. Estudos mostram que em países desenvolvidos, a falta de espaços de lazer no bairro que inclua o ambiente natural conduz a níveis mais baixos de satisfação nesses bairros e níveis mais elevados de obesidade e, portanto, menor bem-estar geral. Por isso, os benefícios psicológicos positivos do espaço natural em aglomerações urbanas devem ser levados em conta nas políticas públicas e de uso da terra. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa. Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e em seu estado de saúde. O ambiente social e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com um alto padrão de vida, bem como uma maior renda. Geralmente, as pessoas que terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade.

Atividade

1.    Qual o conceito inicial de saúde, segundo a OMS?
2.    Quais são os fatores apontados no texto, que interferem na saúde, no bem estar e na qualidade de vida das pessoas?
3.    Você concorda com estes fatores ou não? Você excluiria ou incluiria algum outro fator? Qual (ais)?
4.    Pensando na sua realidade, qual (ais) deste (s) fatores estão  presentes e ou ausentes no seu cotidiano?
5.    Comente a seguinte afirmação: "O ambiente social e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos."
6.    Comente a seguinte afirmação: "As pessoas que terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade."

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ARTE

PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ

HABILIDADES: Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (filmes, multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

    Leia com atenção: depois, copie ou cole no caderno de desenho e responda.



 O Rei Leão impressiona, mas não emociona

   O Rei Leão, novo filme da Disney com paisagens e personagens realistas, traz imagens que têm o poder de transportar o espectador para impressionantes cenários da natureza africana. Por outro lado, os personagens, recriados com tecnologia digital, são muito parecidos com animais reais, portanto, não têm muita expressão facial, o que faz com que percam um pouco da graça.
    Sem poder fazer caretas, os leões Simba, Nala e Scar, o pássaro Zazu, o suricate Timão, o javali Pumba e os demais atores da trama perdem parte do humor e da emoção responsáveis pela magia da animação de 1994.
    Mas não desanime: o espetáculo produzido pelo filme faz valer a pena a experiência de reviver a história do pequeno leão que perde o sonho de ser rei e retoma seu destino. Além disso, com o realismo, personagens como as hienas não são tão hilárias, mas ficam bem mais assustadoras do que na versão original, o que garante arrepios.
    A versão do diretor Jon Favreau — o mesmo do live-action Mogli: o Menino Lobo — segue com fidelidade o roteiro original, com exceção de algumas cenas mais longas e a inclusão da nova música, “Spirit”, na voz da cantora pop norte-americana Beyoncé na versão em inglês.
    Para quem já viu a animação, é divertido e emocionante rever cenas com músicas clássicas como “Hakuna Matata” e “Ciclo Sem Fim” no cenário deslumbrante da savana e da floresta africanas.
    Quem ainda não viu deve se impressionar não só com a força das imagens digitais, como também com a descoberta de canções incríveis e de uma história que, falando sobre amizade, lealdade, amor e destino, deve continuar tocando adultos e crianças.
    

Questões

  Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:

  Um conto  (  )
  Uma resenha  (  )
  Uma reportagem (  )
(     
  Questão 2 – Na passagem “[…] têm o poder de transportar o espectador […]”, o texto refere-se:
(     às paisagens e personagens realistas(  )
(     às imagens (  )
(     aos impressionantes cenários da natureza africana (  )  
  Questão 3 – No segmento “[…] o espetáculo produzido pelo filme faz valer a pena a experiência de reviver a história do pequeno leão […]”, o autor do texto:

(     Recomenda o filme “O Rei Leão”. (  )
(     Conta um trecho do filme “O Rei Leão”. (  )
(     Levanta uma hipótese sobre o filme “O Rei Leão”. (  )

  Questão 4 – Em […] personagens como as hienas não são tão hilárias, mas ficam bem mais assustadoras do que na versão original […]”, a palavra “mas” indica:

(     um fato que conclui o fato anterior (  )
(     um fato que compensa o fato anterior (  )
(     um fato que se contrasta com o fato anterior (  )

  Questão 5 – Segundo o texto, alguns fatores diferenciam o roteiro da atual versão de “O Rei Leão” do roteiro original do filme. Identifique-os:

  Questão 6– Em “Quem ainda não viu deve se impressionar não só com a força das imagens digitais, como também com a descoberta de canções incríveis […]”, o autor do texto exprime:

(     uma soma de ideias (  )
(     uma justificativa de ideias (  ) 
(     uma alternância de ideias (  )
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  Projeto de vida 
  2 aulas
  Habilidades sócio emocionais.
  Bem agora que estamos nos autoconhecendo, a respeito das habilidades socioemocionais mais e menos desenvolvidas por nós medite.

   ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR!

  Faça um texto com alguns objetivos que você tem a curto prazo e a longo prazo.
  Para isso use seu Diários de Práticas e Vivências.
  Pense em que as habilidades socioemocionais pode te ajudar ou te atrapalhar na conquista de seus objetivos, tente traçar um caminho para seu futuro, e não economize nas palavras.


  Bons estudos.

  Tecnologia e informação 8º anos
  Prof Eliezer
  Leia com atenção e escreva no caderno em algumas linhas o que você entendeu sobre o assunto.
  Será que você utiliza as redes sociais com segurança?
  Quando nos cadastramos em sites como as redes sociais, somos responsáveis pelos dados que disponibilizamos nesses espaços. Navegar na internet com responsabilidade é um dever de todos. E nunca é demais receber dicas e orientações sobre como utilizar esses recursos.
  Navegar pela internet é como caminhar na rua, temos as leis de trânsito, as normas e os cuidados com a sinalização. Apesar da internet parecer um local onde "tudo é possível", também temos que seguir certas regras e cuidados.
  A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre os perigos que esses ambientes podem oferecer.
  Afinal, de que perigos estamos falando?
  Exposição - nas redes sociais é comum postarmos fotos e dados pessoais, tais como o endereço de nossa casa, local onde estudamos, telefones, etc. Este tipo de ação pode parecer inofensiva, afinal, quem se importaria com a exposição desses dados? Infelizmente, temos pessoas que podem utilizá-los para os mais diferentes fins. Por isso, é muito importante analisarmos o tipo de informação que postamos nas redes sociais e refletirmos se toda esta exposição é realmente necessária.
  Privacidade - na maioria das redes sociais é possível determinar quem pode visualizar e ter acesso a dados pessoais. Se isso for possível, o mais indicado é autorizarmos somente nossos amigos, familiares e conhecidos - pessoas em que realmente confiamos. Hoje, existe uma certa competição entre os jovens e adolescentes sobre quem possui mais amigos ou mais seguidores nesses espaços. Antes de adicionar qualquer contato é recomendado analisar sua origem, o motivo pelo qual a pessoa está te adicionando e quais as relações com o seu perfil.
  Publicações - além dos perigos com relação à exposição (que já citamos anteriormente), temos que cuidar também das opiniões que expressamos e publicamos nas redes sociais. Atualmente, existem Leis que categorizam certas publicações como criminosas e, nestes casos, as pessoas devem responder por aquilo que divulgam. No site Safernet é possível realizar denúncias de conteúdos e opiniões ofensivas encontradas na web.

  Cyberbullying - pode ser considerada toda prática que utiliza a internet e dispositivos tecnológicos para divulgar na rede textos e imagens com a intenção de constranger, humilhar ou perseguir pessoas. Infelizmente, assim como o bullying, esse tipo de ação tem se tornado comum, principalmente entre os jovens. Nas redes sociais, o que pode começar com uma simples brincadeira, pode gerar graves consequências.
  Bons estudos.


DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 8º ANOS

Tema:.  Cyberbullying: identificação, ocorrências, prevenção e combate

1- Introdução
 O cyberbullying ocorre em redes sociais, fóruns de internet, chats, arenas de gaming em que os jogadores mantêm contato e outros grupos, cujo conteúdo pode ser compartilhado e assistido, como apps de troca de mensagens. Suas características são a persistência, pois se dá continuadamente; a permanência, porque os conteúdos, uma vez lançados na internet, podem ser replicados vezes sem fim; publicidade, visto que ganha força em contextos públicos ou de coparticipação; e complexidade, pois atinge diferentes níveis de intensidade, sociabilidade e é de difícil detecção.
2- Objetivo
=Abordar o cyberbullying e suas características
– Contextualizar o cyberbullying, especialmente no ambiente escolar
– Reforçar a importância de ações de apoio, como a escuta afetiva e empatia
– Apresentar possibilidades de prevenção e combate

3- Objetivos - Específicos:
- Incentivar a utilização do aplicativo CMSP com interação de maneira respeitosa com os outros usuários
-Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica.
-Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias de recurso.

 Atividades:
(Copiar e responder as questões no caderno com data 04 a 8 de Maio)

1)    Você está utilizando aplicativo Centro de Mídias SP? Quantas aulas você está conseguindo acompanhar por semana?
2)    Encontrou alguma dificuldade na instalação ou utilização do mesmo? Justifique.
3)    Durante o uso do aplicativo você se deparou com algum aluno se comunicando de maneira ofensiva? Qual foi sua reação?
4)    Você esta utilizando alguma outra ferramenta disponibilizada pelo Estado de São Paulo? Canal de TV? Youtube? Facebook?
5)    Você está utilizando outra ferramenta para complementar seus estudos? (por exemplos, vídeos no Youtube, blogs, sites? Quais ferramentas e quais conteúdos/disciplinas?
6)     Como você poderia contribuir para evitar Cyberbullying?


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EDUCAÇÃO FÍSICA


 Tema para pesquisa : Voleibol.
Roteiro: 
1- História do Voleibol
2 - As regras
3 - Como é praticado 
4 - Referência bibliográfica.

5 - Conclusão

A pesquisa deve ser entregue no retorno das aulas

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CIÊNCIAS
Profª Mileni

Habilidade: (EF08CI18*) Investigar o processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.


Assista à breve explicação sobre potência no vídeo a seguir para sanar as dúvidas que ainda possam existir sobre o conteúdo. Caso ainda tenham dúvidas entre em contato pelo grupo do whatsapp ou pelo email mnorberto@prof.educacao.gov.br
Para assistir ao vídeo acesse: https://drive.google.com/file/d/1em4QefvPhK2qg180QykuFjbWdm00ZneK/view?usp=sharing


Após assistir ao vídeo leia o documento sobre "Hábitos Diários - Consumo de energia elétrica" disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hbfwNvOG8D2tOGAuyodtqlmR_du4KZoH/view?usp=sharing e realize a seguinte atividade em seu caderno:

1. Dos hábitos citados no documento, quais você já costuma realizar em seu dia-a-dia?
2. Existe algum ação que você faz para economizar energia elétrica que não está citada no documento? Qual?


Obs.: Caso você ainda não tenha realizado as atividades da semana passada, faça-as, a resposta dos questionários valerá nota de participação.


Bons Estudos!



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Disciplina- Inglês
Professora Eliane

Roteiro de atividades 8º ano - Semana de 04/05/2020 a 08/05/2020

Habilidades
 (EF08LI01) Fazer uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
(EF08LI13) Reconhecer prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Atividade 1

Leia o texto abaixo.
(Não se preocupe em compreender todas as palavras do texto. Observe o título, palavras parecidas com as de português e as palavras já conhecidas. Se necessário, consulte um dicionário.)


       CDC Distracted Driving Study
      A CDC study analyzed 2011 data on distracted driving, including talking on a cell phone or reading or sending texts or emails behind the wheel. The researchers compared the prevalence of talking on a cell phone or texting or emailing while driving in the United States and seven European countries: Belgium, France, Germany, the Netherlands, Portugal, Spain, and the United Kingdom. Key findings included the following:
      Talking on a cell phone while driving
      - 69% of drivers in the United States ages 18-64 reported that they had talked on their cell phone while driving within the 30 days before they were surveyed.
      -  In Europe, this percentage ranged from 21% in the United Kingdom to 59% in Portugal.
      Texting or emailing while driving
      - 31% of U.S. drivers age 18-64 reported that they had read or sent text messages or email messages while driving at least once within the 30 days before they were surveyed.
       -In Europe, this percentage ranged from 15% in Spain to 31% in Portugal.


(Livro: Way to English for Brazilian Learners,8º ano, Editora Ática, São Paulo, 2018)

CDC (Centers for Disease Control and Prevention)

Responda as questões em inglês.

A)   Sobre qual assunto o CDC fez um estudo?
B)   De acordo com o estudo, em qual país os motoristas mais falam no telefone ou enviam mensagens de texto enquanto dirigem?
C)   Na sua opinião como os acidentes de trânsito podem ser evitados?

Para expressar uma opinião você pode dizer: In my opinion.../I believe that...

Prefixos e sufixos
Os prefixos e sufixos em inglês são responsáveis por adicionar ou alterar o significado de uma palavra.
O prefixo un forma o oposto de alguns adjetivos. Observe:
Certain (certo)- uncertain (incerto)
Common (comum)- uncommon (incomum)

Atividade 2

Adicione o prefixo un aos adjetivos e traduza as novas palavras.
A)   Happy- _______________________
B)   Known-_______________________
C)   Limited- _______________________
D)   Lucky- ________________________
E)   Necessary- ____________________
F)   Questionable- __________________
G)   Thinkable- _____________________

Atividade 3

Relacione as colunas, indicando o oposto dos adjetivos.
1-    Unhappy                   (   ) correct
2-    Common                   (   ) impolite
3-    Incorrect                    (   ) possible
4-    Definite                      (   ) relevant
5-    Impossible                 (   ) dishonest
6-    Patient                       (   ) uncommon
7-    Polite                         (   ) irregular
8-    Honest                       (   ) happy
9-    Irrelevant                   (   ) impatient
10- Regular                     (   ) indefinite  

Observação-Faça as atividades no caderno. Não é preciso copiar o texto.
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História/Prof. Valdilene Matos
8º ano A, B e C.
Semana: 04 a 08 de maio de 20
Tema: Iluminismo e Enciclopédia
Habilidade: Identificar os principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Após leitura realize as atividades solicitadas.

Enciclopédia
O volume de novas ideias e pensamentos que buscavam reexplicar o mundo com base na visão iluminista assumiu grandes proporções durante o século XVII. No propósito de reunir esse conjunto de ideias, alguns intelectuais franceses, como Denis Diderot e D’Alembert, foram os responsáveis por produzir uma grande enciclopédia (publicada entre 1755 e 1772) que pudesse fornecer ao público as principais ideias do movimento iluminista.
A enciclopédia tinha como elementos norteadores a liberdade individual, comercial, industrial, de pensar, escrever e publicar; oposição clara às ideias religiosas e ao absolutismo político, que eram considerados obstáculos para a liberdade. Vários intelectuais da época colaboraram nesse projeto, entre eles, Buffon (naturalista francês), Jacques Necker (economista e político suíço), Turgot (economista francês), Condorcet (filósofo, matemático e político francês), Rousseau, Voltaire e Montesquieu (principais filósofos do Iluminismo). Eles escreveram sobre filosofia, política, economia, artes, ciências, educação e o saber em geral.
A publicação da enciclopédia foi proibida algumas vezes, pois, além de seus ataques à religião, era uma arma contra o absolutismo dominante e um programa de reivindicação social, mas mesmo proibida circulou cladestinamente por vários anos. Apesar de suas falhas científicas e literárias, teve enorme divulgação. Exerceu poderosa mudança no pensamento político e social e proporcionou uma nova visão de mundo para o homem moderno. O enciclopedismo certamente influenciou nos ideais da Revolução Francesa (1789).

Acesse os links para responde as atividades.



a) Explique o primeiro link
b) O que é um meme?
c) Quando surgiu o meme?
d) Qual o objetivo da criação da enciclopédia no iluminismo?
e) Quais as diferenças e semelhanças entre as enciclopédias do Iluminismo e da Idade Contemporânea (atual)?

 Obs.: Enviar no meu e-mail até 12/05
Ótimos estudos!