Atividades para os alunos do 8º ano A, B e C
para o período de 04/05 a 08/05
para o período de 04/05 a 08/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
______________________________________________
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
_______________________________________________
ESTA É A MESMA ATIVIDADE QUE FOI POSTADA NA SEMANA PASSDA
MATEMÁTICA
______________________________________________________________________________
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
_______________________________________________
DISCIPLINA : GEOGRAFIA - PROFª REGIANE
SE VOCÊ JÁ REALIZOU NÃO PRECISA FAZER NOVAMENTE
PROCESSOS POPULACIONAIS A PARTIR DE INDICADORES DEMOGRÁFICOS DA AMÉRICA E DA ÁFRICA
HABILIDADES: (EF08GE25*) Descrever e distinguir os conceitos da demografia e analisar a aproximação com a Geografia das Populações na análise dos processos populacionais.
VAMOS DIALOGAR?
1) Para iniciar os estudos relacionados aos processos populacionais, vou lançar algumas questões iniciais sobre demografia e indicadores socioeconômicos: (copie e responda no caderno)
a) Você sabe o que é Demografia?
b) A Geografia das Populações se dedica a estudar o quê?
c) A população mundial está distribuída de que forma nas diferentes regiões do mundo?
d) O que são os indicadores sociais?
O que significa a sigla IDH? Qual instituição realiza esse cálculo?
e) Para que serve o IDH? Você conhece outros exemplos de indicadores?
Ampliando conhecimento...
A demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas. Esse ramo do saber em muito se aproxima à Geografia da População, que, da mesma forma, também se preocupa com as dinâmicas populacionais, enfatizando as questões sociais relacionadas ao espaço geográfico. Para conhecer as dinâmicas sociais é necessário ter acesso aos indicadores sociais que são dados estatísticos sobre os vários aspectos da vida de um povo que, em conjunto, retratam o estado social da nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. A partir destes indicadores sociais, pode ser avaliada a renda per capita, analfabetismo (grau de instrução), condições alimentares e condições médicas-sanitárias de uma região ou país.
O IDH foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo. Na grande maioria dos países, são os órgãos oficiais do governo. No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão oficial responsável pela produção das estatísticas que compõem o sistema de indicadores sociais.
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO: CONCEITOS DEMOGRÁFICOS
2) Agora que você já leu os textos, anote em seu caderno as palavras, termos e/ou expressões, a fim de diferenciar os principais conceitos demográficos.
3) Para avançar neste estudo, pesquise outros conceitos demográficos (crescimento populacional, densidade demográfica, migrações e outros) e exemplos da sua influência na dinâmica populacional.
VOCÊ PODE ENVIAR SUAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PARA O EMAIL regianed045@gmail.com (ENVIAR A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA NO CADERNO)
_________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA
Profª Magaly G. M. Greggio
Habilidades
- Reconhecer e elaborar situações problema usando a relação entre potenciação e radiciação;
- Resolver problemas que envolvam porcentagens;
- Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos.
Nesta semana, faremos uma atividade de potenciação e radiciação.
- Realize as atividades propostas com muita calma e atenção! Caso tenham dúvidas, podem pesquisar, assistir vídeo aulas e entrarem em contato via whatsapp ou email (greggiomagaly@gmail.com). Bons estudos!!
- Assistam os links abaixo com algumas explicações:
ATENÇÃO!
As respostas desta atividade devem ser encaminhas para o meu e-mail, contendo: Nome completo, número e série. Até sexta-feira (08/05/2020)
ATIVIDADE 01
Obs.: As questões de porcentagem podem também ser respondidas por regra de três!
1. Na venda de um tênis de 150 reais, um vendedor obteve uma comissão de 12 reais. Essa comissão representa quantos por cento do produto?
2. Escreva os percentuais correspondentes explicando as estratégias adotadas.
A) 8 em cada 10 jogadores treinam cobrança de pênaltis. Qual é o percentual de jogadores que treinam cobranças de pênaltis?
B) Mateus acerta 5 em cada 8 arremessos na cesta de basquete. Qual é o percentual de acertos de Mateus?
3. Em um município, cerca de 15% da população de 50 000 habitantes já tomou vacina contra gripe.
A) Qual é o percentual de pessoas que ainda não tomou a vacina contra a gripe nesse município?
B) Quantas pessoas já foram vacinadas?
C) E quantas ainda não foram vacinadas?
4. O preço de uma geladeira é R$ 850,00. Para pagamento à vista, há um desconto de 5%. Para o pagamento a prazo há um acréscimo de 6% e o pagamento pode ser feito, sem entrada, em 4 parcelas iguais.
A) Qual é o preço à vista dessa geladeira?
B) Qual é o preço a prazo da geladeira?
C) Qual é o valor de cada parcela?
5. Calcule o valor das expressões abaixo:
B) (24 - 3²)² + 15
C) (-2)³ + 5.3 - 4.5
D) (-4). (-6): (-3)
6. O valor da expressão a seguir é:
Bons estudos, pessoal!!!
Profª Magaly
______________________________________________________________________________
Disciplina : Língua Portuguesa
Habilidades:
EF69LP03D Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.
EF69LP56 Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.
________________
Verbos TER E VIR – plural
e singular
Acentua-se com circunflexo a 3ª pessoa
do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir,
bem como nos seus compostos (deter, conter, reter, advir, convir, intervir,
etc.). Veja:
Ele tem
|
Eles têm
|
Ela vem
|
Elas vêm
|
Ele retém
|
Eles retêm
|
Ele intervém
|
Eles intervêm
|
Obs.: nos verbos compostos de ter e vir, o acento ocorre
obrigatoriamente, mesmo no singular. Distingue-se o plural do singular mudando
o acento de agudo para circunflexo:
ele detém -
eles detêm
ele advém - eles advêm.
_____________________________
Após a leitura do texto acima, acessar o link abaixo para responder as atividades. As respostas já serão encaminhadas a mim, não precisam me enviar nada.
Caso precisem entrar em contato, podem enviar email para: luciene.kido@outlook.com
Espero que estejam todos bem!
Saudade de vocês!
Professora Luciene.
_____________________________________________________________________
ELETIVA SAÚDE
Profª Ida Maria
Orientação:
Copie
e responda as questões no caderno. Leia a revisão atentamente para responder as
questões. Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com
Saúde, qualidade de vida e bem
estar social
A
definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados
de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no
preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de
completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Quando
a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra
Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que
incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de
saúde e etc. A definição "bem-estar social" veio de uma preocupação
com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à
paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a
primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela
saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo. A definição adotada pela OMS
tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado
de completo bem estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim
a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. O ambiente
físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação
do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos,
casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde.
A
percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as
crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia
sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar
físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água,
de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente
prejudicada. A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro,
real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco
unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca
de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente
para atender as populações.
Um
dos principais fatores ambientais que afetam a saúde é a qualidade da água,
especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em
desenvolvimento. Estudos mostram que em países desenvolvidos, a falta de
espaços de lazer no bairro que inclua o ambiente natural conduz a níveis mais
baixos de satisfação nesses bairros e níveis mais elevados de obesidade e,
portanto, menor bem-estar geral. Por isso, os benefícios psicológicos positivos
do espaço natural em aglomerações urbanas devem ser levados em conta nas
políticas públicas e de uso da terra. De acordo com a Organização Mundial da
Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e
econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais
da pessoa. Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande
importância na sua qualidade de vida e em seu estado de saúde. O ambiente social
e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos
indivíduos dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com
um alto padrão de vida, bem como uma maior renda. Geralmente, as pessoas que
terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego
melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com
indivíduos com baixa escolaridade.
Atividade
1.
Qual o conceito
inicial de saúde, segundo a OMS?
2.
Quais são os
fatores apontados no texto, que interferem na saúde, no bem estar e na
qualidade de vida das pessoas?
3.
Você concorda
com estes fatores ou não? Você excluiria ou incluiria algum outro fator? Qual
(ais)?
4.
Pensando na sua
realidade, qual (ais) deste (s) fatores estão
presentes e ou ausentes no seu cotidiano?
5.
Comente a
seguinte afirmação: "O ambiente social e econômico são fatores essenciais
na determinação do estado de saúde dos indivíduos."
6.
Comente a
seguinte afirmação: "As pessoas que terminam o ensino superior têm maior
probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas
ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade."
____________________________________________________________
ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
HABILIDADES: Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (filmes, multimeios, animações, jogos
eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
Leia com atenção: depois, copie ou cole no caderno de desenho e responda.
Questões
O Rei Leão impressiona, mas não
emociona
O Rei Leão, novo filme da Disney
com paisagens e personagens realistas, traz imagens que têm o poder de
transportar o espectador para impressionantes cenários da natureza africana.
Por outro lado, os personagens, recriados com tecnologia digital, são muito
parecidos com animais reais, portanto, não têm muita expressão facial, o que
faz com que percam um pouco da graça.
Sem poder fazer caretas, os leões Simba, Nala e
Scar, o pássaro Zazu, o suricate Timão, o javali Pumba e os demais atores da
trama perdem parte do humor e da emoção responsáveis pela magia da animação de
1994.
Mas não desanime: o espetáculo produzido pelo
filme faz valer a pena a experiência de reviver a história do pequeno leão que
perde o sonho de ser rei e retoma seu destino. Além disso, com o realismo,
personagens como as hienas não são tão hilárias, mas ficam bem mais
assustadoras do que na versão original, o que garante arrepios.
A versão
do diretor Jon Favreau — o mesmo do live-action Mogli:
o Menino Lobo — segue com fidelidade o roteiro original, com
exceção de algumas cenas mais longas e a inclusão da nova música, “Spirit”, na
voz da cantora pop norte-americana Beyoncé na versão em inglês.
Para quem já viu a animação, é divertido e
emocionante rever cenas com músicas clássicas como “Hakuna Matata” e “Ciclo Sem
Fim” no cenário deslumbrante da savana e da floresta africanas.
Quem ainda não viu deve se impressionar não só com
a força das imagens digitais, como também com a descoberta de canções incríveis
e de uma história que, falando sobre amizade, lealdade, amor e destino, deve
continuar tocando adultos e crianças.
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o
texto lido é:
Um conto ( )
Uma resenha ( )
Uma reportagem ( )
(
Questão 2 – Na passagem “[…] têm o
poder de transportar o espectador […]”, o texto refere-se:
( às paisagens e personagens
realistas( )
( às imagens ( )
( aos impressionantes cenários da
natureza africana ( )
Questão 3 – No segmento “[…] o
espetáculo produzido pelo filme faz valer a pena a experiência de reviver a
história do pequeno leão […]”, o autor do texto:
( Recomenda o filme “O Rei Leão”. ( )
( Conta um trecho do filme “O Rei
Leão”. ( )
( Levanta uma hipótese sobre o filme
“O Rei Leão”. ( )
Questão 4 – Em […] personagens como
as hienas não são tão hilárias, mas ficam bem mais assustadoras do que na
versão original […]”, a palavra “mas” indica:
( um fato que conclui o fato anterior ( )
( um fato que compensa o fato
anterior ( )
( um fato que se contrasta com o fato
anterior ( )
Questão 5 – Segundo o texto, alguns
fatores diferenciam o roteiro da atual versão de “O Rei Leão” do roteiro
original do filme. Identifique-os:
Questão 6– Em “Quem ainda não viu
deve se impressionar não só com a força das imagens digitais, como também com a
descoberta de canções incríveis […]”, o autor do texto exprime:
( uma soma de ideias ( )
( uma justificativa de ideias ( )
( uma alternância de ideias ( )
________________________________________________________________
Projeto de
vida
2 aulas
Habilidades sócio
emocionais.
Bem agora
que estamos nos autoconhecendo, a respeito das habilidades socioemocionais mais
e menos desenvolvidas por nós medite.
ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR!
Faça um
texto com alguns objetivos que você tem a curto prazo e a longo prazo.
Para isso
use seu Diários de Práticas e Vivências.
Pense em que
as habilidades socioemocionais pode te ajudar ou te atrapalhar na conquista de seus
objetivos, tente traçar um caminho para seu futuro, e não economize nas
palavras.
Bons estudos.
Tecnologia e informação 8º anos
Prof Eliezer
Leia com atenção e escreva no caderno em algumas linhas o
que você entendeu sobre o assunto.
Será que você utiliza as redes sociais com segurança?
Quando nos cadastramos em sites como as redes sociais, somos
responsáveis pelos dados que disponibilizamos nesses espaços. Navegar na
internet com responsabilidade é um dever de todos. E nunca é demais receber
dicas e orientações sobre como utilizar esses recursos.
Navegar pela internet é como caminhar na rua, temos as leis
de trânsito, as normas e os cuidados com a sinalização. Apesar da internet
parecer um local onde "tudo é possível", também temos que seguir
certas regras e cuidados.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre os perigos que
esses ambientes podem oferecer.
Afinal, de que perigos estamos falando?
Exposição - nas redes sociais é comum postarmos fotos e
dados pessoais, tais como o endereço de nossa casa, local onde estudamos,
telefones, etc. Este tipo de ação pode parecer inofensiva, afinal, quem se
importaria com a exposição desses dados? Infelizmente, temos pessoas que podem
utilizá-los para os mais diferentes fins. Por isso, é muito importante
analisarmos o tipo de informação que postamos nas redes sociais e refletirmos
se toda esta exposição é realmente necessária.
Privacidade - na maioria das redes sociais é possível
determinar quem pode visualizar e ter acesso a dados pessoais. Se isso for
possível, o mais indicado é autorizarmos somente nossos amigos, familiares e
conhecidos - pessoas em que realmente confiamos. Hoje, existe uma certa
competição entre os jovens e adolescentes sobre quem possui mais amigos ou mais
seguidores nesses espaços. Antes de adicionar qualquer contato é recomendado
analisar sua origem, o motivo pelo qual a pessoa está te adicionando e quais as
relações com o seu perfil.
Publicações - além dos perigos com relação à exposição (que
já citamos anteriormente), temos que cuidar também das opiniões que expressamos
e publicamos nas redes sociais. Atualmente, existem Leis que categorizam certas
publicações como criminosas e, nestes casos, as pessoas devem responder por
aquilo que divulgam. No site Safernet é possível realizar denúncias de
conteúdos e opiniões ofensivas encontradas na web.
Cyberbullying - pode ser considerada toda prática que
utiliza a internet e dispositivos tecnológicos para divulgar na rede textos e
imagens com a intenção de constranger, humilhar ou perseguir pessoas.
Infelizmente, assim como o bullying, esse tipo de ação tem se tornado comum,
principalmente entre os jovens. Nas redes sociais, o que pode começar com uma
simples brincadeira, pode gerar graves consequências.
Bons estudos.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 8º ANOS
Tema:. Cyberbullying: identificação, ocorrências, prevenção e combate
1- Introdução
O cyberbullying ocorre em redes sociais, fóruns de internet, chats, arenas de gaming em que os jogadores mantêm contato e outros grupos, cujo conteúdo pode ser compartilhado e assistido, como apps de troca de mensagens. Suas características são a persistência, pois se dá continuadamente; a permanência, porque os conteúdos, uma vez lançados na internet, podem ser replicados vezes sem fim; publicidade, visto que ganha força em contextos públicos ou de coparticipação; e complexidade, pois atinge diferentes níveis de intensidade, sociabilidade e é de difícil detecção.
2- Objetivo
=Abordar o cyberbullying e suas características
– Contextualizar o cyberbullying, especialmente no ambiente escolar
– Reforçar a importância de ações de apoio, como a escuta afetiva e empatia
– Apresentar possibilidades de prevenção e combate
– Contextualizar o cyberbullying, especialmente no ambiente escolar
– Reforçar a importância de ações de apoio, como a escuta afetiva e empatia
– Apresentar possibilidades de prevenção e combate
3- Objetivos - Específicos:
- Incentivar a utilização do aplicativo CMSP com interação de maneira respeitosa com os outros usuários
-Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica.
-Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias de recurso.
Atividades:
(Copiar e responder as questões no caderno com data 04 a 8 de Maio)
1) Você está utilizando aplicativo Centro de Mídias SP? Quantas aulas você está conseguindo acompanhar por semana?
2) Encontrou alguma dificuldade na instalação ou utilização do mesmo? Justifique.
3) Durante o uso do aplicativo você se deparou com algum aluno se comunicando de maneira ofensiva? Qual foi sua reação?
4) Você esta utilizando alguma outra ferramenta disponibilizada pelo Estado de São Paulo? Canal de TV? Youtube? Facebook?
5) Você está utilizando outra ferramenta para complementar seus estudos? (por exemplos, vídeos no Youtube, blogs, sites? Quais ferramentas e quais conteúdos/disciplinas?
6) Como você poderia contribuir para evitar Cyberbullying?
_________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
Tema para pesquisa : Voleibol.
Roteiro:
1- História do Voleibol
2 - As regras
3 - Como é praticado
4 - Referência bibliográfica.
5 - Conclusão
A pesquisa deve ser entregue no retorno das aulas
________________________________________________________
CIÊNCIAS
Profª Mileni
Habilidade: (EF08CI18*) Investigar o processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.
Assista à breve explicação sobre potência no vídeo a seguir para sanar as dúvidas que ainda possam existir sobre o conteúdo. Caso ainda tenham dúvidas entre em contato pelo grupo do whatsapp ou pelo email mnorberto@prof.educacao.gov.br
Para assistir ao vídeo acesse: https://drive.google.com/file/d/1em4QefvPhK2qg180QykuFjbWdm00ZneK/view?usp=sharing
Após assistir ao vídeo leia o documento sobre "Hábitos Diários - Consumo de energia elétrica" disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hbfwNvOG8D2tOGAuyodtqlmR_du4KZoH/view?usp=sharing e realize a seguinte atividade em seu caderno:
1. Dos hábitos citados no documento, quais você já costuma realizar em seu dia-a-dia?
2. Existe algum ação que você faz para economizar energia elétrica que não está citada no documento? Qual?
Obs.: Caso você ainda não tenha realizado as atividades da semana passada, faça-as, a resposta dos questionários valerá nota de participação.
________________________________________________________
CIÊNCIAS
Profª Mileni
Habilidade: (EF08CI18*) Investigar o processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.
Assista à breve explicação sobre potência no vídeo a seguir para sanar as dúvidas que ainda possam existir sobre o conteúdo. Caso ainda tenham dúvidas entre em contato pelo grupo do whatsapp ou pelo email mnorberto@prof.educacao.gov.br
Para assistir ao vídeo acesse: https://drive.google.com/file/d/1em4QefvPhK2qg180QykuFjbWdm00ZneK/view?usp=sharing
Após assistir ao vídeo leia o documento sobre "Hábitos Diários - Consumo de energia elétrica" disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hbfwNvOG8D2tOGAuyodtqlmR_du4KZoH/view?usp=sharing e realize a seguinte atividade em seu caderno:
1. Dos hábitos citados no documento, quais você já costuma realizar em seu dia-a-dia?
2. Existe algum ação que você faz para economizar energia elétrica que não está citada no documento? Qual?
Obs.: Caso você ainda não tenha realizado as atividades da semana passada, faça-as, a resposta dos questionários valerá nota de participação.
Bons Estudos!
CDC (Centers for Disease Control and Prevention)
_______________________________________________________
Disciplina- Inglês
Professora Eliane
Roteiro de atividades 8º ano - Semana de 04/05/2020 a
08/05/2020
Habilidades
(EF08LI01) Fazer
uso da língua inglesa para resolver mal-entendidos, emitir opiniões e
esclarecer informações por meio de paráfrases ou justificativas.
(EF08LI13) Reconhecer prefixos comuns utilizados na
formação de palavras em língua inglesa.
Atividade 1
Leia o texto abaixo.
(Não se preocupe em compreender todas as palavras do
texto. Observe o título, palavras parecidas com as de português e as palavras
já conhecidas. Se necessário, consulte um dicionário.)
CDC Distracted Driving Study
A CDC
study analyzed 2011 data on distracted driving, including talking on a cell
phone or reading or sending texts or emails behind the wheel. The researchers
compared the prevalence of talking on a cell phone or texting or emailing
while driving in the United States and seven European countries: Belgium,
France, Germany, the Netherlands, Portugal, Spain, and the United Kingdom.
Key findings included the following:
Talking on a cell phone while driving
- 69%
of drivers in the United States ages 18-64 reported that they had talked on
their cell phone while driving within the 30 days before they were surveyed.
- In
Europe, this percentage ranged from 21% in the United Kingdom to 59% in
Portugal.
Texting or emailing while driving
- 31%
of U.S. drivers age 18-64 reported that they had read or sent text messages or
email messages while driving at least once within the 30 days before they
were surveyed.
-In Europe,
this percentage ranged from 15% in Spain to 31% in Portugal.
|
(Livro: Way to English for Brazilian Learners,8º ano,
Editora Ática, São Paulo, 2018)
Responda as questões em inglês.
A) Sobre
qual assunto o CDC fez um estudo?
B) De
acordo com o estudo, em qual país os motoristas mais falam no telefone ou
enviam mensagens de texto enquanto dirigem?
C) Na
sua opinião como os acidentes de trânsito podem ser evitados?
Para expressar uma opinião você pode dizer:
In my opinion.../I believe that...
Prefixos
e sufixos
Os prefixos e sufixos em inglês são responsáveis por
adicionar ou alterar o significado de uma palavra.
O prefixo un forma
o oposto de alguns adjetivos. Observe:
Certain (certo)- uncertain
(incerto)
Common (comum)- uncommon
(incomum)
Atividade 2
Adicione o prefixo
un aos adjetivos e traduza as novas palavras.
A) Happy-
_______________________
B) Known-_______________________
C) Limited-
_______________________
D) Lucky-
________________________
E) Necessary-
____________________
F) Questionable-
__________________
G) Thinkable-
_____________________
Atividade 3
Relacione as colunas, indicando o oposto dos adjetivos.
1- Unhappy ( ) correct
2- Common ( ) impolite
3- Incorrect ( ) possible
4- Definite ( ) relevant
5- Impossible ( ) dishonest
6- Patient ( ) uncommon
7- Polite ( ) irregular
8- Honest ( ) happy
9- Irrelevant ( ) impatient
10- Regular ( ) indefinite
Observação-Faça
as atividades no caderno. Não é preciso copiar o texto.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
História/Prof. Valdilene Matos
8º
ano A, B e C.
Semana: 04 a 08 de maio
de 20
Tema: Iluminismo e
Enciclopédia
Habilidade: Identificar os
principais aspectos conceituais do Iluminismo e do Liberalismo e discutir a
relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
Após leitura realize as atividades solicitadas.
Enciclopédia
O volume de novas ideias e pensamentos que buscavam reexplicar o mundo
com base na visão iluminista assumiu grandes proporções durante o século XVII.
No propósito de reunir esse conjunto de ideias, alguns intelectuais franceses,
como Denis Diderot e D’Alembert, foram os responsáveis por produzir uma grande
enciclopédia (publicada entre 1755 e 1772) que pudesse fornecer ao público as
principais ideias do movimento iluminista.
A enciclopédia tinha como elementos norteadores a liberdade individual,
comercial, industrial, de pensar, escrever e publicar; oposição clara às ideias
religiosas e ao absolutismo político, que eram considerados obstáculos para a
liberdade. Vários intelectuais da época colaboraram nesse projeto, entre eles,
Buffon (naturalista francês), Jacques Necker (economista e político suíço),
Turgot (economista francês), Condorcet (filósofo, matemático e político
francês), Rousseau, Voltaire e Montesquieu (principais filósofos do
Iluminismo). Eles escreveram sobre filosofia, política, economia, artes,
ciências, educação e o saber em geral.
A publicação da enciclopédia foi proibida algumas vezes, pois, além de
seus ataques à religião, era uma arma contra o absolutismo dominante e um
programa de reivindicação social, mas mesmo proibida circulou cladestinamente
por vários anos. Apesar de suas falhas científicas e literárias, teve enorme
divulgação. Exerceu poderosa mudança no pensamento político e social e proporcionou
uma nova visão de mundo para o homem moderno. O enciclopedismo certamente
influenciou nos ideais da Revolução Francesa (1789).
Acesse os links para responde as atividades.
a) Explique o primeiro link
b) O que é um meme?
c) Quando surgiu o meme?
d) Qual o objetivo da criação da
enciclopédia no iluminismo?
e) Quais as diferenças e semelhanças
entre as enciclopédias do Iluminismo e da Idade Contemporânea (atual)?
Obs.: Enviar no meu e-mail até
12/05
Ótimos estudos!