Atividades para os alunos do 8º ano A, B e C
para o período de 18/05 a 22/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
|
GEOGRAFIA
Professora Regiane Silva e Cristiane
Atividade Avaliativa 8°
Ano A, B e C
Habilidade: analisar e identificar os processos migratórios e aspectos representativos da dinâmica demográfica. Distinguir os conceitos da demografia e analisar a aproximação com a Geografia das Populações na análise dos processos populacionais. |
ACESSE O LINK E RESPONDA AS QUESTÕES:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe23boes-OfGdQIcMDsVvHIlzWbjIjDpX2DTqScLaFoKaJOlA/viewform
Habilidades: Saber olhar as coisas em perspectiva, desenvolver empatia, apreciar diversidade e respeitar os outros.
______________________________________________________
______________________________________________________
Habilidade:
EF69LP12B Analisar textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação
aos contextos em que foram produzidos.
***************
Observação: Toda
a atividade pode ser realizada através do Google Classroom. Vale ressaltar que
para ter acesso às salas geradas através da Secretaria Escolar Digital (SED), é
preciso fazer login no CMSP usando a conta de e-mail do Google fornecido
pelo SED (é o seu e-mail institucional). Isso acontece porque há
uma ligação entre as duas plataformas, e o SED é que organiza
automaticamente as turmas no Classroom.
Aqui há um passo a
passo para conseguir o acesso:
Tutorial de Acesso para Alunos.
***************
Concordância Verbal
Vídeo/Música: Couro de Boi
Questões: Concordância Verbal
Quaisquer dúvidas, estarei à disposição. Meu e-mail é: luciene.kido@outlook.com
Fiquem bem! Fiquem em casa!
Professora Luciene
_______________________________________________________________
Principais causas de morte no
Brasil
Doenças circulatórias, cardíacas e respiratórias, câncer e
infecções: saiba quais são as principais causas de mortalidade de brasileiros e
de norte-americanos. O Poder360 mostra a íntegra de 2
levantamentos feitos em ambos os países. Os dados são de 2018 e foram colhidos
por órgãos diferentes, com metodologias próprias.
No Brasil, de acordo com levantamento feito pelo Datasus,
departamento de informática do SUS (Sistema Único de Saúde), as doenças do
aparelho circulatório aparecem em 1º lugar, com 356.178 mortes. Destas, as mais
comuns são as arteriais, cerebrovasculares e hipertensivas, além do infarto
agudo do miocárdio.
Em 3º lugar, o que mais mata são os tumores (227.150) –onde
entram diversos tipos de câncer. Em seguida, as doenças do aparelho
respiratório (155.921), como asma, bronquite, tuberculose e pneumonia.
Na 4ª posição, está o que foi denominado pelo SUS como “causas
externas de morbidade e mortalidade” (150.165), que incluem
mortes motivadas por circunstâncias distintas, como lesões causadas por
tragédias ambientais, afogamentos e envenenamentos, por exemplo. O texto sobre
a metodologia do estudo não especifica os casos.
_____________________________________________________________
CIÊNCIAS
Profª Mileni
8 ANO A, B e C
HABILIDADES: (EF08CI06B) Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.
(EF08CI06A) Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde a sua produção, nas usinas geradoras termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras, até sua cidade, comunidade, casa ou escola.
ATIVIDADE 1
FONTES RENOVÁVEIS
De acordo com as pesquisas feitas por você na semana
passada, preencha a seguinte tabela com as vantagens e desvantagens das
seguintes fontes de energia:
TIPO DE FONTE
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Energia Hidrelétrica
Energia Solar
Energia Eólica
Energia de Biomassa
Responda:
1. Analisando as vantagens e desvantagens das energias acima, na sua opinião elas ainda são mais vantajosas do que as energias não renováveis? Explique.
Assista aos vídeos:
Conhecendo a Usina de Itaipu: https://www.youtube.com/watch?v=48IlepuOvLw
Impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – Depois de Belo Monte: https://www.youtube.com/watch?v=gqNWBikafEw
2. Quais ações podem ser tomadas, por parte dos governantes, para reduzir os impactos sociais e ambientais causados pela instalação de usinas hidrelétricas?
ATIVIDADE 2
Relembre a atividade: Percurso da energia.
Energia Elétrica
Nós não conseguimos ver a energia elétrica, por isso podemos definir essa energia como um caminho entre um tipo de energia e outro!
Por exemplo: As Usinas Hidrelétricas utilizam a energia mecânica da água que é transformada em energia elétrica, quando chega até nossa casa a energia elétrica é transformada em energia luminosa (acender lâmpadas), energia química (baterias), energia térmica (aquecer chuveiros), etc.
Pela facilidade da energia elétrica ser transformada em qualquer outro tipo de energia, ela é largamente utilizada nas residências e indústrias e seu consumo cresce cada dia mais.
Para entender melhor como funciona a Energia Elétrica, assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=hlngGO1Ldhw
Agora busque em sua mente e reflita, você conhece alguém que vive sem energia elétrica em sua residência? (não precisa escrever a resposta)
Em nosso Estado, São Paulo, isso não é tão recorrente, porém a energia elétrica ainda não é um recurso disponível para todos os brasileiros, por isso pesquise e responda:
a. Como é o acesso à eletricidade no Brasil?
b. Quais são as regiões com menos acesso à energia elétrica?
As respostas dessas atividades podem ser enviadas via Google Classroom ou pelo email promileni@gmail.com.
Bons Estudos!
____________________________________________________
DISCIPLINA INGLÊS
PROFª ELIANE
Habilidades
(EF08LI03) Construir o sentido global de textos,
relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
(EF08LI11) Produzir texto (comentário).
1) Read
the text.
Fonte: Caderno do aluno, 8º ano, volume 1.
Copie e responda as questões no caderno.
A) Qual é
o assunto do texto?
B) Passe
para o português essas duas dicas do texto:
- Take short showers.
- Turn off
the water when you brush your teeth.
C) O que
você faz para economizar água em sua casa?
Read the cartoon.
Fonte: Livro Team Up, 8º ano. Editora FTD.
A) Sobre
qual problema ambiental os tubarões estão conversando?
(
) Marine pollution.
(
) Global warming.
(
) Overpopulation.
(
) Mass tourism.
Enviar as atividades por e-mail.
eliane.criss10e@gmail.com