-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

09 novembro, 2020

9º ANO: 09 DE NOVEMBRO A 13 DE NOVEMBRO

 E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Aulas Online 
_______________

Matemática 9 A&B 
Professor Danilo

 Semelhança de figuras e associação de lados e Ângulos 
Aula 2
exercícios 1 e 2 
Aprender sempre volume 3
________________

Matemática 9º ANO C- Profª Magaly

Habilidades: Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

Resolver problemas com números racionais que envolvem as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)

Olá pessoal, estou mandando o link da atividade desta semana. Bons estudos! 

https://forms.gle/hEfLXopq1tjiWQZF9



CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de  09/11  a  13/11

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                                  4 ºBIMESTRE      

TEMA: COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

Habilidades:(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

 

PARA RESPONDER AS PERGUNTAS DO FORMULÁRIO ABAIXO VOCÊ PRECISARÁ CONSULTAR A PG: 140 e141 DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 4 (OU SEJA, CADERNO DO 4ºBIMESTRE) QUE ESTÁ NA ESCOLA AGUARDANDO A RETIRADA POR VOCÊ OU PELOS SEUS RESPONSÁVEIS.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:  https://forms.gle/DbGDL9eHhdk5hko49

Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:   prof.jeni@outlook.com

_________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA  9 ANO B


Recebi poucas atividades então continuaremos com os exercícios da semana passada
(quem já fez não é necessário responder novamente)

Habilidade:  Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitam posicionamento e compartilhamento de ideias de forma ética e respeitosa.

 ______________________________________________________________

9º anos A, B e C - Inglês

Teacher Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 09/11/2020 a 13/11/2020

 

Habilidades:

(EF09LI18)    Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.

 

Hy, dear! How are you?  Encontre as palavras relacionadas abaixo:

 

Science

As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.



·         BEHAVIOR

·         CAREFUL

·         CONSISTING

·         COUNTRY

·         DEVELOPMENT

·         KNOWLEDGE

·         LANGUAGE

·         MATH

·         MEASURING

·         RULES

·         SCIENCE

·         SHAPES

·         WATCHING

Agora, com a ajuda de um dicionário, ou um site tradutor, faça a tradução das palavras encontradas e anote-as abaixo:

 

·         BEHAVIOR: __________________________________________________________

·         CAREFUL: ___________________________________________________________

·         CONSISTING: ________________________________________________________

·         COUNTRY: ___________________________________________________________

·         DEVELOPMENT: _______________________________________________________

·         KNOWLEDGE: ________________________________________________________

·         LANGUAGE: __________________________________________________________

·         MATH: ______________________________________________________________

·         MEASURING: _________________________________________________________

·         RULES: _____________________________________________________________

·         SCIENCE: ___________________________________________________________

·         SHAPES: ____________________________________________________________

·         WATCHING: _________________________________________________________

Após encontrar as palvras no quadro e anotar suas traduções faça a atividade abaixo:

 

Caderno do Aluno (VOL. 4), páginas 66 e 67: Activity 3.

 

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

______________________________________________________________________


9º ano C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 09/11/2020 a 13/11/2020

Habilidades:

(EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos.

(EF67LP27)  Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos

  

AULA 3: AS CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

 

AULA 4: PREPARANDO-SE PARA UM DEBATE.

 

Para a reaIização desta, e das demais atividades do quarto bimestre, iremos utiIizar o caderno Aprender Sempre e o Caderno do AIuno (voIume 4), que DEVEM ser retirados na Secretaria da escoIa.

 

Nessa 3ª semana do PIano de Recuperação, iremos reaIizar as AuIas 3 e 4 do caderno Aprender Sempre. As atividades da Aula 3 devem ser respondidas no próprio caderno Aprender Sempre, e vocês já devem realizar a Aula 4, preparando-se para um debate virtual sobre o tema, que faremos na semana que vem: na quinta-feira (12/11) às 14:00 horas (VALENDO NOTA).

 


Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da Atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

________________________________________________________________________

  PROFESSOR NIVALDO        EDUCAÇÃO FÍSICA PARA 9° A , C     09/11 a 13/11

Segue o link para atividade:

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: educacaofisica7778@gmail.com   ou WhsatsApp : (19 ) 991807987
__________________________________________________________________________


Bom dia... Uma excelente semana a todos, 9ª A, B e C, vamos desenvolver as atividades do 4ª Bimestre muitos alunos estão esquecendo de fazer as atividades de Geografia Profª Cristiane, será dada nova oportunidade. Lembrando é uma sequência de atividades, para então fazer atividade avaliativa que acontecerá na próxima semana:  vamos ser responsáveis. 09 a 13/11.

 1) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPqdXDDzoCDig8DTHVp3ZJXh20Nkz7Q9JP6pBugl2SlPcbNg/viewform

2) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMDErQWMaZi1HGHzWRCB1ta6GmKmuShiqjgW_Kk0z3gHXgaQ/viewform

3) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6fvCo1V1-zM8dR-95kGegYuH9Z4j5WhA3br2syltyEcJVQg/viewform

________________________________________________-------------------------------------------------

ARTE
PROFESSORA MICHELLE
9º C

ATIVIDADE: Pesquisa 

A cultura Africana tem muita influência no Brasil. Faça uma pesquisa sobre danças africanas e escolha uma que mais achou interessante e escreva sobre ela.



QUALQUER DÚVIDA ME PROCURE (19) 99619-3430 / cheleguthi@hotmail.com.

_______________________________________________________

PROJETO DE VIDA

PROFESSORA MICHELLE

9º A e B


ATIVIDADE: Desenho

Faça uma ilustração em seu caderno de projeto de vida, sobre consciência negra, seguida de frases, seguindo as tradições e culturas deles.



_________________________
________________________








                                                         Tecnologia - 9º C

          Professora: Maristela

TECNOLOGIA NO COTIDIANO

     Caderno do aluno volume 4

Atividade 4 , 5 e 6 a partir da pagina 221 e 222

formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627



Educação física professor Emerson 9°B



Organização de um festival de dança




https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSvkYc3-CkRfRabJbYow8M2ZO9HJNl4Sz-NKsE8oNqDq2dDA/viewform?usp=sf_link

___________________________________________________________________________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C

 

Vamos lá pessoal em continuação a última aula para uma construção de um projeto de vida como vimos precisa de esforço, dedicação e estratégia a tarefa hoje é bem simples responda o que vem abaixo.


Após o termino envie para 996460862

________________________________________________________________________________________________________________________________

Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A

 

Tarefa baseada na página 221 9º do caderno do aluno.

Apesar do livro pedir para organizar em grupos faremos individual devido as circunstancias.



Após o termino envie para 996460862

________________________________________________________________________________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.     

Habilidades: Participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores.   

Culminância.  Acesse os links sobre RELATO PESSOAL.

 

Relato Pessoal.

https://www.todamateria.com.br/relato-pessoal/#:~:text=O%20Relato%20Pessoal%20%C3%A9%20uma,e%20sentimentos%20expressos%20pelo%20narrador..

 

Gênero textual – Relato Pessoal e suas características.

https://escreverepraticar.com.br/genero-textual-relato-pessoal-e-suas-caracteristicas/

 

Atividade: Como você montaria um relato pessoal oral sobre a adolescência na pandemia?

Crie um esboço e envie para a professora: 993965461.

 

____________________________________________________________________________  


Eletiva – Profissões –Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder as atividades acessando o link:  https://forms.gle/yLegcPsvCTPrAqJ9A 

____________________________

História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/VTFX4fvxJYeMgM7E9 

______________________________




_________________________________________________________________

Eletiva de Fotografia - Professora Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as atividades.

https://forms.gle/BqrcXPMWX9axKXia8

_______________________________________


Recuperação de Português de 09 a 13 de novembro 2020.

Prof.ª Néia – 9º ano A, B

Habilidades (EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos, (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referencias explicitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos, (EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

 

Gênero: Leitura e interpretação textual- Aprender sempre, volume 3

 

Aula 1:  CONHECENDO TEXTOS DRAMÁTICOS – PARTE I

1-Leia com atenção o excerto do texto “Entre a Missa e o Almoço” de Arthur Azevedo.

 

ENTRE A MISSA E O ALMOÇO

 

Personagens: A viscondessa, Isaltina, Dudu, Luísa, Laura, Elisiária, Arnaldo Viegas e Pedro

Rio de Janeiro. Atualidade.

Sala em casa da viscondessa. Boa mobília, quadros, objetos de arte etc. Porta ao fundo dando para o jardim. Duas portas à direita, janela à esquerda.

CENA I

PEDRO, depois ARNALDO

(Ao levantar o pano, Pedro, o copeiro da casa, espana os móveis; alguns momentos depois, ouve-se uma campainha elétrica. Ele vai à porta do fundo e olha para fora).

PEDRO - Oh! O sr. dr. Arnaldo! Entre, sr. doutor! (Arnaldo entra). Como tem passado vossa senhoria? Vossa senhoria não se lembra de mim? Sou o Pedro... o Pedro, que foi copeiro de vossa senhoria!

ARNALDO - Ah!

 PEDRO - Tenha a bondade de sentar-se.

 ARNALDO - Obrigado. Estou bem.

PEDRO - A sra. d. Alice está boa?

ARNALDO - Creio que sim.

PEDRO - Não fique querendo mal à sra. d. Alice, não senhor; mas a sra. d. Alice foi muito injusta para comigo.

 ARNALDO, quase interessado, a seu pesar: - Por quê?

PEDRO - Pois vossa senhoria não se lembra que ela me despediu sem razão?

ARNALDO - Não sei disso.

PEDRO - Eu fazia muito bem a minha obrigação; não havia motivo de queixa; entretanto, o pretexto foi que o meu serviço era mau. (Sorrindo). Depois vim a saber de tudo.

ARNALDO, desta vez interessado: - Tudo quê?

PEDRO - Quem me disse foi seu Ferreira.

 ARNALDO - Quem é seu Ferreira?

PEDRO - O homem da venda. A cozinheira contou que eu era "onze letras" de vossa senhoria, que trazia recadinhos em segredo a vossa senhoria... Ora seja tudo por amor de Deus!...

ARNALDO - Bom! Isso não tem importância.

 PEDRO - Como não tem importância? Tem importância, sim senhor! Eu sou um pobre criado de servir, um homem de cor, mas nunca foi Mercúrio de ninguém!

ARNALDO - Isso lá vai...

PEDRO - Nunca tive patroa mais ciumenta que aquela! Vossa senhoria vivia muito apoquentado! ARNALDO, a quem desagrada a conversa, naturalmente por ser com quem é, - O visconde está em casa?

 PEDRO - Está sim senhor... está ali (Apontando para a direita baixa), no seu gabinete, ocupado com a sua advocacia!... Oh! O sr. visconde trabalha muito! Às 6 da manhã já está de pé... Senta-se à mesa de trabalho e desunha até às 11, mesmo aos domingos, como hoje!

ARNALDO - Está sozinho?

 PEDRO - Sozinho. A sra. viscondessa foi ouvir missa ali na matriz. É verdade que a missa está a acabar, e a sra. viscondessa não tarda ai com as amigas.

 ARNALDO - As amigas?

 PEDRO - Sim, senhor. Todos os domingos, depois da missa, ela traz consigo, da igreja, quatro ou cinco senhoras da vizinhança, que vêm tomar café e conversar, aqui na sala, sobre todos os assuntos da semana... é assim uma espécie de folhetim... (Animado por um quase sorriso de Arnaldo) Cortam na pele das outras... e principalmente das outras, que é um gostinho. Se vossa senhoria assistisse, escondido, a uma dessas conversas entre a missa e o almoço, divertia-se a valer! são terríveis! Sabem de tudo quanto se passa na casa alheia! A sra. viscondessa é a que menos fala, mas parece que dá o cavaquinho por ouvir falar. É uma boa senhora, vossa senhoria não acha?

ARNALDO - Acho que você não perderia nada se também falasse menos. Ande, leve o meu cartão ao visconde, e pergunte-lhe se me pode receber.

PEDRO (que recebe o cartão, sai pela direita e volta logo depois.) O sr. visconde pede a vossa senhoria que entre. (Arnaldo, que examinava os quadros, sai pela direita baixa. Ouvem-se os sinos da igreja próxima.) Chi! Acabou a missa e a sala não está completamente espanada! (Espana às pressas.) A sra. viscondessa, vendo um poucochinho de pé, faz um tempo quente! Bom! Pronto! Agora é tratar do café! (Olhando para fora ao passar pela porta do fundo). Era tempo: aí vem o folhetim'... (Sai pela direita alta)

 

 CENA II

 A VISCONDESSA ISALTINA, DUDU, LUÍSA, LAURA E ELISIÁRIA

(Bem trajadas todas, mas em cabelo. Traz cada uma o seu livro de missa. A viscondessa vai para os cinqüenta. Dudu tem apenas dezessete anos. É mal-educada. Luísa, sua mãe, é quarentona. As outras são senhoras de vinte e cinco a trinta anos.)

A VISCONDESSA, entrando - Vão entrando sentem-se. Eu vou lá dentro ver o café. (Entram outras. Dudu vai para a janela).

 ELISIÁRIA - Viscondessa, não se esqueça de recomendar que tragam a minha xícara com muito pouco açúcar! (A viscondessa sai pela direita alta).

 LUÍSA - Tomara que o de hoje esteja melhor e o do domingo passado. Café, ou muito bom ou nenhum! (De repente, vendo Dudu à janela) Sai da janela, Dudu!

 DUDU - Ora, mamãe!

 LUÍSA - Não ouves! (Dudu sai da janela).

ELISIÁRIA - Há quatro, não: há cinco! LAURA - Vocês também! Creio que há três! ELISIÁRIA - Há cinco! Tem ouvido muita missa com aquela toilette!

LUÍSA - Pudera! O marido está pronto!

DUDU - Pronto para quê?

LUÍSA - "Pronto" quer dizer sem dinheiro.

DUDU - Nesse caso, também papai está pronto...

 LUÍSA - Cala a boca, menina!

 [...]

 

2- Após ler e analisar a composição linguística do texto “Entre a Missa e o Almoço”, responda às perguntas a seguir.

 

a.       A que gênero textual pertence o texto e qual sua finalidade?

 

      

b.       Quais são as características que nos permitem identificá-lo como texto teatral?

 

 

3-A narrativa do texto teatral é estruturada em:

a. (    ) Parágrafos.

b. (    ) Versos e estrofes.

 c. (    ) Parágrafos e versos.

d. (    ) Rubricas e falas das personagens.

 

 

4-Na sua opinião, por que o texto se enquadra na modalidade narrativa? E por que essa forma de construção foi tão importante em algumas épocas para gerar efeitos de sentido como, por exemplo, passar ensinamentos, provocar catarse2 ou evidenciar certos comportamentos da sociedade? Justifique sua resposta.

 

5-Qual dos elementos da narrativa, nesse caso, diferencia o texto teatral dos outros gêneros narrativos? Explique.

 

 

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

___________________________________