E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
BIOLOGIA
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO
C para o período de 26/10 a 30/10
TEMA: Classificação 4ºBIMESTRE
Habilidades: Reconhecer as categorias taxonômicas
utilizadas na classificação dos seres vivos.
RESPONDER AS ATIVIDADES
NO LINK: https://forms.gle/ueMu59EnbpAGGpvH6
Novo macaco nas árvores da Amazônia
A recente descoberta
de um primata na Amazônia, o zogue-zogue-rabo-de-fogo (Callicebus miltoni),
demonstra que ainda há muito para se conhecer sobre a região. O animal foi
primeiro avistado no estado de Mato Grosso em 2011. Agora, pesquisadores do
Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros), do
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e do Museu Paraense Emílio
Goeldi publicaram a descrição completa da espécie [...].
Para confirmar que era uma nova
espécie, foram realizadas comparações de coloração da pelagem e de medidas do
corpo e do crânio do animal com as de outras espécies do gênero. “O padrão de
coloração peculiar já foi suficiente para constatarmos que se tratava de uma
espécie nova”, conta [Felipe] Silva [biólogo que participou da
descoberta]. “Posteriormente, uma análise molecular comparando o material
genético de C. miltoni com o de espécies vizinhas também confirmou sua
singularidade.”
[...] Embora os pesquisadores ainda
não tenham dados de campo a respeito do comportamento da espécie, os animais
desse gênero costumam viver em pequenos grupos, de dois a seis indivíduos, que
geralmente têm um filhote por ano (esses grupos, em geral, apresentam apenas uma
fêmea reprodutiva). Os Callicebus têm cerca de 30 centímetros de
comprimento, possuem hábitos arborícolas e diurnos e a sua alimentação consiste
principalmente de frutos.
Apesar de
recém-descoberto, o zogue-zogue-rabo-de-fogo já pode estar correndo risco de
extinção. De acordo com Silva, a perda de hábitat é fator crítico para a
manutenção da espécie.
O pesquisador ressalta a
importância da realização de expedições científicas para se obter cada vez mais
conhecimento sobre a nossa biodiversidade e, assim, permitir a elaboração de medidas
de conservação. [...] “A região onde essa espécie se encontra sofre uma grande
pressão do desmatamento causado por motivos diversos, como o corte seletivo de
árvores para fins comerciais”, destaca o biólogo. “Obras para a construção de
estradas e hidrelétricas na área também devem influenciar o status de
conservação dessa espécie em longo prazo. Somente nos rios Aripuanã e
Roosevelt, sete hidrelétricas estão previstas para serem implementadas nos próximos
anos”, alerta.
LOPES, E. Novo macaco nas árvores da Amazônia. Ciência Hoje on-line.
O zogue-zogue-rabo-de-fogo foi identificado como uma
nova espécie do gênero Callicebus. Na foto, um adulto, com
cerca de 30 cm de comprimento, sem considerar a cauda.
Qualquer
dúvida entre em contato através do meu e-mail: prof.jeni@outlook.com
https://forms.gle/iQEPsUYbuj1B1egs8
Sociologia 3ºB/3ºC
Habilidade: Estabelecer uma reflexão
crítica sobre a atuação do cidadão no controle da representação política na
relação entre eleitores e representantes eleitos.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Em 1990 foi promulgado o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA), o estatuto é uma constituição que prevê as crianças e adolescentes todos
os direitos humanos fundamentais, como à educação, ao lazer, à dignidade, à
saúde, à convivência familiar e comunitária, aos objetos pessoais.
O ECA inovou ao trazer um conjunto de leis próprias do país, os
princípios aprovados na Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovado e
assinado pelo Brasil na ONU em 1989. À época, foi considerado um conjunto de
leis progressista, tornando-se referência aos outros países da América Latina.
Antes do Estatuto, as crianças e adolescentes não eram vistos como
pessoas, nem culturalmente nem pelo próprio ordenamento jurídico, ou seja,
pelas leis. Essa foi a primeira mudança drástica trazida pelo ECA: as crianças
e adolescentes passariam a ser sujeitos de direitos, ou seja, resguardados
pelas leis brasileiras, e na condição de pessoas em desenvolvimento.
Entretanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente também gerou
certas polêmicas. Uma dessas polêmicas até hoje é a proibição da tortura em
qualquer medida, inclusive a famosa “palmada”.
Artigo 18: “A criança e o adolescente têm o direito de ser
educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou
degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro
pretexto”. Essa medida, por mais polêmica que seja, foi um grande avanço em
conceder à criança e ao adolescente o status de pessoa.
Para conhecer mais sobre o tema assista a vídeo aula no CMSP no
link : https://www.youtube.com/watch?v=A6VFOoWhipw
Google formulário: https://forms.gle/hooofBnHLeyFzMpHA
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Filosofia 3ºC
Habilidade:
I. Distinguir diferentes concepções sobre a ideia
de liberdade.
II. Discutir o conceito de liberdade, destacando
questões associadas a diferentes entendimentos sobre ser livre.
Concepções de
Liberdade
A
liberdade, tratada como valor humano, demonstra-se assunto em dimensões iguais
de dificuldade e relevância. Em parte, devido à luta com que se foram
conquistando as liberdades, em parte, devido aos diversos significados que
obteve em seu caminho histórico. Para se chegar ao conceito existente de liberdade, os
caminhos percorridos foram sendo descritos pelos filósofos como Sócrates,
Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Hegel, Marx,
Kant, entre tantos outros. A constitucionalização e a internacionalização da
liberdade como direito fundamental positivado denotam o resultado de intensas
lutas do homem na busca da realização de seus direitos em uma sociedade
igualitária.
Pode-se
partir da premissa de que o tema da liberdade, nos termos atuais, não foi
objeto de reflexão filosófica desde o início. Ora, na mentalidade grega a vida
era governada pela “moira”, pelo destino, por isso o homem não tinha
possibilidade de autodeterminar-se. É como se o homem tivesse nascido
determinado, sem perspectiva de elaborar seus projetos de vida, seu itinerário
existencial e social. Somente em âmbito político é que a liberdade assumia
proporções de reflexão e ação. A “eleutéria” distinguia os livres - os que
podiam participar da vida pública democrática - dos escravos. O livre era
politicamente apto a exercitar, no voto, a sua liberdade, o que leva a
constatar conclusivamente que o conceito de liberdade nasce em âmbito político.
A liberdade pode ser abordada tendo em vista a capacidade que o homem,
naturalmente, possui de ser árbitro, isto é promotor das próprias ações,
escolhendo entre várias possibilidades e alternativas: de agir, ou então de não
agir, de fazer algo, ou o seu oposto.
No
tratado de Ética, Aristóteles não dá uma definição precisa acerca do conceito
de liberdade, porém analisa profundamente sobre a natureza da escolha e do ato
quando voluntário e involuntário, em vista de um determinado fim. Para ele, não
deliberamos sobre o fim, mas somente sobre os meios para alcançá-lo. De fato,
um médico não delibera se deve curar, nem um retórico se deve persuadir, nem um
político se deve estabelecer um bom governo. Mas uma vez colocado o fim, faz-se
necessário examinar de que modo e com quais meios é possível atingi-lo. E
quando o fim pode ser atingido com mais meios, como pode ser buscado com maior
facilidade.
Assim,
nesse contexto nota-se que a liberdade não está condicionada ao ato de se fazer
o que quer, mas sim, ao ato consciente de suas ações, bem como as suas consequências
pelos atos inferidos através das leis e suas regulamentações entendendo o homem
e o livre arbítrio passível de julgamento.
Responda o Google formulário no link: https://forms.gle/XEQa4rLqWrL6sVc29
Tema: Características do discurso
filosófico- comparação com o discurso da literatura.
*Fragmento 1: “(...)- Vai
entender. Os fatos explicarão melhor os sentimentos: os fatos são tudo. A
melhor definição do amor não vale um beijo de moça namorada. ”
*Fragmento 2: “Todos os objetos da
razão ou da investigação humanas podem dividir-se naturalmente em dois gêneros,
a saber: relações de ideias e de fatos. Ao primeiro pertencem as ciências da
geometria, da álgebra e da aritmética e, numa palavra, toda afirmação que é
intuitivamente ou demonstrativamente certa. Que o quadrado da hipotenusa é
igual à soma do quadrado dos dois lados, é uma proposição que exprime uma
relação entre estas figuras. Que três vezes cinco é igual à metade de trinta
exprime uma relação entre estes números. As proposições deste gênero podem
descobrir-se pela simples operação do pensamento e não dependem de algo
existente em alguma parte do universo.
(...) Os fatos, que são os segundos objetos da razão humana, não são
determinados da mesma maneira, (...) O contrário de um fato qualquer é sempre
possível, pois, além de jamais implicar uma contradição, o espírito o concebe
com a mesma facilidade e distinção como se ele estivesse em completo acordo com
a realidade. Que o sol não nascerá amanhã é tão inteligível e não implica mais
contradição do que a afirmação que ele nascerá. ”
Atividade:
1) Elaborem
hipóteses sobre os fragmentos
2) Indiquem
qual texto é da tradição filosófica e qual fragmento refere-se a um texto
literário
Atividade de Tecnologia e Inovação- 26 a 30 outubro de 2020.
Prof.ª Néia – 3ªsérie A
Habilidades:
EF13TEC01 – Identificar e compreender os
recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais,
utilizando-os para resolução de problemas. EF13TEC05 – Apropriar-se de diversas
linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar,
enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma
responsável e ética, as TDIC.
Objetivos:
- Pesquisar, analisar, conhecer sobre as histórias em
quadrinhos;
- Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa
sociedade;
- Desenvolver e produzir uma HQ a partir do repertório apresentado;
1° etapa
(responder as perguntas abaixo)
a) já
ouviram falar no gênero histórias em quadrinhos (HQ)?
b) vocês
gostam de ler HQ?
c) Com
que idade começaram a ler e quais histórias já leram?
d) Quais
são seus personagens favoritos?
2º etapa
(pesquisar sobre HQ)
a) Quando surgiu no Brasil as primeiras histórias
em quadrinhos;
b) Quais histórias famosas de HQs que vocês já
leram ou conhecem;
c) Qual a importância desse gênero para a sociedade
nos meios acadêmicos;
d) Quais as características do HQs;
e) Quais criadores famosos que vocês conhecem que
escreveram ou escrevem HQs
3º etapa
(próxima aula vocês iram criar uma história em HQ, aguardem!!!!)
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às
aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!
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Olá..Galerinha segue a atividade 4.2 para o 4ªBimestre
Disciplina Geografia-Profª Cristiane
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfj_Dhg4CXtlyYQDBuMCyAAg9Trhe1zLQXvjnaKHyopAxXyNA/viewform
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Prof Paulo Freire
Matemática
Resolver as atividades 5 e 6 das paginas 11 e12 do Caderno Aprender Sempre Volume 3.
Prof Paulo Freire
Física
Resolva os exercícios:
Questão 1
Assinale o dispositivo elétrico capaz de transformar parte da energia elétrica a ele fornecida em outras formas de energia que não sejam exclusivamente a energia térmica.
a) Resistor
b) Voltímetro
c) Amperímetro
d) Gerador
e) Receptor
Questão 2
Chuveiros elétricos, lâmpadas incandescentes, fios condutores e ferros elétricos possuem algo em comum: todos podem ser classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos podem ser considerados como:
a) Receptores
b) Resistores
c) Fusíveis
d) Disjuntores
e) Geradores
Projeto de Vida – Profª Regiane – 3ª Série B
Acesse o link e realize a atividade proposta.
https://forms.gle/xKtVK5gADtmDQ57B9
ELETIVA - MODA
Maristela
Desafio fazer uma maquiagem e uma fantasia .
Podem usar a criatividade. se quiser fazer em alguem da sua casa fique a vontade não esqueça da foto do antes e do depois ok. WhastApp 981365627 ou no email
QUIMICA
Maristela
Desafio dos superpoderes
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
Habilidades: Construir algoritmos com desvios
condicionais lógicos utilizando uma linguagem de programação.
Acesse
o link abaixo e realize a atividade proposta:
https://forms.gle/PY8eLUpjHbtodmTM7
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 3°A.
Habilidades: Amadurecer
reflexões baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo,
que orientem seus interesses de trajetória profissional e formação acadêmica.
Acesse
o link abaixo e realize a atividade proposta:
https://forms.gle/LKqyrhHXQyx4FBxN7
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves
Moreira Braga
Profª Thamara -
Matemática 3ºB –
Tecnologia e Inovação 3ºB – https://forms.gle/pcRsyRY29GMiH8Au9
Eletiva Encena 3ºA, 3ºB e 3ºC - https://forms.gle/bzsZ1gkttkyoS5yv8