-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

26 outubro, 2020

3º SÉRIE: 26 DE OUTUBRO A 29 DE OUTUBRO

  E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Aulas Online 

Eletiva Professor Danilo

Tema: Jogando com a Matemática

Habilidade:Contar a quantidade de objetos  por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. 

 Analisar com seu grupo o jogo escolhido em sala de aula. Tudo isso será importante para nossa culminância. 
Todos alunos da eletiva que escolheu Jogos Matemático serão avaliados.


____________________________________

BIOLOGIA

  ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 26/10 a 30/10

TEMA:  Classificação                                           4ºBIMESTRE

Habilidades: Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.

RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK:   https://forms.gle/ueMu59EnbpAGGpvH6

Novo macaco nas árvores da Amazônia

      A recente descoberta de um primata na Amazônia, o zogue-zogue-rabo-de-fogo (Callicebus miltoni), demonstra que ainda há muito para se conhecer sobre a região. O animal foi primeiro avistado no estado de Mato Grosso em 2011. Agora, pesquisadores do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e do Museu Paraense Emílio Goeldi publicaram a descrição completa da espécie [...].
      Para confirmar que era uma nova espécie, foram realizadas comparações de coloração da pelagem e de medidas do corpo e do crânio do animal com as de outras espécies do gênero. “O padrão de coloração peculiar já foi suficiente para constatarmos que se tratava de uma espécie nova”, conta [Felipe] Silva [biólogo que participou da descoberta]. “Posteriormente, uma análise molecular comparando o material genético de C. miltoni com o de espécies vizinhas também confirmou sua singularidade.”
      [...] Embora os pesquisadores ainda não tenham dados de campo a respeito do comportamento da espécie, os animais desse gênero costumam viver em pequenos grupos, de dois a seis indivíduos, que geralmente têm um filhote por ano (esses grupos, em geral, apresentam apenas uma fêmea reprodutiva). Os Callicebus têm cerca de 30 centímetros de comprimento, possuem hábitos arborícolas e diurnos e a sua alimentação consiste principalmente de frutos.

      Apesar de recém-descoberto, o zogue-zogue-rabo-de-fogo já pode estar correndo risco de extinção. De acordo com Silva, a perda de hábitat é fator crítico para a manutenção da espécie.
      O pesquisador ressalta a importância da realização de expedições científicas para se obter cada vez mais conhecimento sobre a nossa biodiversidade e, assim, permitir a elaboração de medidas de conservação. [...] “A região onde essa espécie se encontra sofre uma grande pressão do desmatamento causado por motivos diversos, como o corte seletivo de árvores para fins comerciais”, destaca o biólogo. “Obras para a construção de estradas e hidrelétricas na área também devem influenciar o status de conservação dessa espécie em longo prazo. Somente nos rios Aripuanã e Roosevelt, sete hidrelétricas estão previstas para serem implementadas nos próximos anos”, alerta.

LOPES, E. Novo macaco nas árvores da Amazônia. Ciência Hoje on-line.

O zogue-zogue-rabo-de-fogo foi identificado como uma
nova espécie do gênero Callicebus. Na foto, um adulto, com
cerca de 30 cm de comprimento, sem considerar a cauda.

Qualquer dúvida entre em contato através do meu e-mail:   prof.jeni@outlook.com


_______________________________________________________________________

PORTUGUÊS- PROFESSORA ARIANE CARVALHO
Para realizar as atividades referentes a esta semana, acesse ao link: 
https://forms.gle/k5f6GNTHgkjUPck27


 ________________________________________________________________________

Inglês

Para realizar as atividades referentes a esta semana, acesse o link:

 https://forms.gle/iQEPsUYbuj1B1egs8

________________________________________________________________________

                                                      Sociologia 3ºB/3ºC

Habilidade: Estabelecer uma reflexão crítica sobre a atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre eleitores e representantes eleitos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Em 1990 foi promulgado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o estatuto é uma constituição que prevê as crianças e adolescentes todos os direitos humanos fundamentais, como à educação, ao lazer, à dignidade, à saúde, à convivência familiar e comunitária, aos objetos pessoais.

O ECA inovou ao trazer um conjunto de leis próprias do país, os princípios aprovados na Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovado e assinado pelo Brasil na ONU em 1989. À época, foi considerado um conjunto de leis progressista, tornando-se referência aos outros países da América Latina.

Antes do Estatuto, as crianças e adolescentes não eram vistos como pessoas, nem culturalmente nem pelo próprio ordenamento jurídico, ou seja, pelas leis. Essa foi a primeira mudança drástica trazida pelo ECA: as crianças e adolescentes passariam a ser sujeitos de direitos, ou seja, resguardados pelas leis brasileiras, e na condição de pessoas em desenvolvimento.

Entretanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente também gerou certas polêmicas. Uma dessas polêmicas até hoje é a proibição da tortura em qualquer medida, inclusive a famosa “palmada”.

Artigo 18: “A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto”. Essa medida, por mais polêmica que seja, foi um grande avanço em conceder à criança e ao adolescente o status de pessoa.

Para conhecer mais sobre o tema assista a vídeo aula no CMSP no link : https://www.youtube.com/watch?v=A6VFOoWhipw

Google formulário: https://forms.gle/hooofBnHLeyFzMpHA

__________________________________________________________________________

                                                             Filosofia 3ºC

Habilidade:

     I.        Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade.

    II.    Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre ser livre.

                      

                                           Concepções de Liberdade

A liberdade, tratada como valor humano, demonstra-se assunto em dimensões iguais de dificuldade e relevância. Em parte, devido à luta com que se foram conquistando as liberdades, em parte, devido aos diversos significados que obteve em seu caminho histórico. Para se chegar ao conceito existente de liberdade, os caminhos percorridos foram sendo descritos pelos filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Hegel, Marx, Kant, entre tantos outros. A constitucionalização e a internacionalização da liberdade como direito fundamental positivado denotam o resultado de intensas lutas do homem na busca da realização de seus direitos em uma sociedade igualitária.

Pode-se partir da premissa de que o tema da liberdade, nos termos atuais, não foi objeto de reflexão filosófica desde o início. Ora, na mentalidade grega a vida era governada pela “moira”, pelo destino, por isso o homem não tinha possibilidade de autodeterminar-se. É como se o homem tivesse nascido determinado, sem perspectiva de elaborar seus projetos de vida, seu itinerário existencial e social. Somente em âmbito político é que a liberdade assumia proporções de reflexão e ação. A “eleutéria” distinguia os livres - os que podiam participar da vida pública democrática - dos escravos. O livre era politicamente apto a exercitar, no voto, a sua liberdade, o que leva a constatar conclusivamente que o conceito de liberdade nasce em âmbito político. A liberdade pode ser abordada tendo em vista a capacidade que o homem, naturalmente, possui de ser árbitro, isto é promotor das próprias ações, escolhendo entre várias possibilidades e alternativas: de agir, ou então de não agir, de fazer algo, ou o seu oposto.

No tratado de Ética, Aristóteles não dá uma definição precisa acerca do conceito de liberdade, porém analisa profundamente sobre a natureza da escolha e do ato quando voluntário e involuntário, em vista de um determinado fim. Para ele, não deliberamos sobre o fim, mas somente sobre os meios para alcançá-lo. De fato, um médico não delibera se deve curar, nem um retórico se deve persuadir, nem um político se deve estabelecer um bom governo. Mas uma vez colocado o fim, faz-se necessário examinar de que modo e com quais meios é possível atingi-lo. E quando o fim pode ser atingido com mais meios, como pode ser buscado com maior facilidade.

Assim, nesse contexto nota-se que a liberdade não está condicionada ao ato de se fazer o que quer, mas sim, ao ato consciente de suas ações, bem como as suas consequências pelos atos inferidos através das leis e suas regulamentações entendendo o homem e o livre arbítrio passível de julgamento.

 

Responda o Google formulário no link: https://forms.gle/XEQa4rLqWrL6sVc29

 



Educação física professor Emerson 3°B



RECUPERAÇÃO



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCub3fMvlN_K5M42v2GBwtHLl_Bc2T4JsXtlxOmdkSJSXYMg/viewform?usp=sf_link




FILOSOFIA 3°A

Habilidades a serem trabalhadas:
Refletir sobre o tema felicidade no contexto da contribuição filosófica.

Tema: Características do discurso filosófico- comparação com o discurso da literatura.

*Fragmento 1: “(...)- Vai entender. Os fatos explicarão melhor os sentimentos: os fatos são tudo. A melhor definição do amor não vale um beijo de moça namorada. ”


*Fragmento 2: “Todos os objetos da razão ou da investigação humanas podem dividir-se naturalmente em dois gêneros, a saber: relações de ideias e de fatos. Ao primeiro pertencem as ciências da geometria, da álgebra e da aritmética e, numa palavra, toda afirmação que é intuitivamente ou demonstrativamente certa. Que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos dois lados, é uma proposição que exprime uma relação entre estas figuras. Que três vezes cinco é igual à metade de trinta exprime uma relação entre estes números. As proposições deste gênero podem descobrir-se pela simples operação do pensamento e não dependem de algo existente em alguma parte do universo.  (...) Os fatos, que são os segundos objetos da razão humana, não são determinados da mesma maneira, (...) O contrário de um fato qualquer é sempre possível, pois, além de jamais implicar uma contradição, o espírito o concebe com a mesma facilidade e distinção como se ele estivesse em completo acordo com a realidade. Que o sol não nascerá amanhã é tão inteligível e não implica mais contradição do que a afirmação que ele nascerá. ”

 

Atividade:

1)       Elaborem hipóteses sobre os fragmentos

2)       Indiquem qual texto é da tradição filosófica e qual fragmento refere-se a um texto literário

____________________________________________________________________


Atividade de Tecnologia e Inovação- 26 a 30 outubro de 2020.

Prof.ª Néia – 3ªsérie A

Habilidades: EF13TEC01 – Identificar e compreender os recursos, programas, funções e comandos disponíveis nos sistemas operacionais, utilizando-os para resolução de problemas. EF13TEC05 – Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.

 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Word em sala de aula

 “Criando HQ”

Objetivos:
- Pesquisar, analisar, conhecer sobre as histórias em quadrinhos;
- Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa sociedade;

- Desenvolver e produzir uma HQ a partir do repertório apresentado;

 

1° etapa (responder as perguntas abaixo)

a)    já ouviram falar no gênero histórias em quadrinhos (HQ)?

b)    vocês gostam de ler HQ?

c)    Com que idade começaram a ler e quais histórias já leram?

d)    Quais são seus personagens favoritos?

 

2º etapa (pesquisar sobre HQ)

a)    Quando surgiu no Brasil as primeiras histórias em quadrinhos;

b)    Quais histórias famosas de HQs que vocês já leram ou conhecem;

c)    Qual a importância desse gênero para a sociedade nos meios acadêmicos;

d)    Quais as características do HQs;

e)    Quais criadores famosos que vocês conhecem que escreveram ou escrevem HQs

 

3º etapa (próxima aula vocês iram criar uma história em HQ, aguardem!!!!)

 

 Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.

Boa semana a todos!!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Olá..Galerinha segue a atividade 4.2 para o 4ªBimestre

Disciplina  Geografia-Profª Cristiane

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfj_Dhg4CXtlyYQDBuMCyAAg9Trhe1zLQXvjnaKHyopAxXyNA/viewform

__________________________________________________________________________________

______________________________________


Prof Paulo Freire

Matemática


Resolver as atividades 5 e 6 das paginas 11 e12 do Caderno Aprender Sempre Volume 3.




Prof Paulo Freire

Física


Resolva os exercícios:


Questão 1

Assinale o dispositivo elétrico capaz de transformar parte da energia elétrica a ele fornecida em outras formas de energia que não sejam exclusivamente a energia térmica.

a) Resistor

b) Voltímetro

c) Amperímetro

d) Gerador

e) Receptor

 


Questão 2

Chuveiros elétricos, lâmpadas incandescentes, fios condutores e ferros elétricos possuem algo em comum: todos podem ser classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos podem ser considerados como:

a) Receptores

b) Resistores

c) Fusíveis

d) Disjuntores

e) Geradores


 

 ______________________________________


Projeto de Vida – Profª Regiane – 3ª Série B

Acesse o link e realize a atividade proposta.

https://forms.gle/xKtVK5gADtmDQ57B9

_________________________________________

                                              ELETIVA -  MODA 

                                                    Maristela


                Desafio  fazer uma maquiagem e uma fantasia .

            Podem usar a criatividade. se quiser fazer em alguem da sua casa fique a vontade não esqueça da foto do antes e do depois ok. WhastApp 981365627 ou no email



QUIMICA 

Maristela


                                    https://forms.gle/aBNVyCQh3taRvDCfA  - 3º A
                                    https://forms.gle/FkszAVDgD2zdRXfA7  - 3º B
                                    https://forms.gle/NRaSzoxfJeTFTz9i7      - 3º C




                                                                PROJETO DE VIDA- 3º C
                                                                        Maristela

                                                    Desafio dos superpoderes

                            Atividade do caderno do aluno nas paginas 151 a 155 volume 3.
        Enviar para whastsApp981365627


EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFº NIVALDO

_________________________________________

ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Organização da Culminância - Para nossa culminância será feita uma feira científica virtual (assíncrona)

1. Os projetos devem ser enviados com resultados até dia 30/10
2. Cada grupo deverá organizar uma painel como forma de apresentação do projeto e um vídeo de 5 minutos
3. Todos os painéis e vídeos serão postados no padlet e disponibilizados para a comunidade escolar

Entre em contato para tirara dúvidas sobre seu projeto!

__________________________________


Artes Prof Edna
link da atividade :
https://forms.gle/aUUKbHHQL8sxVjhj6 

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.   

Habilidades: Construir algoritmos com desvios condicionais lógicos utilizando uma linguagem de programação.  

Acesse o link abaixo e realize a atividade proposta:  

https://forms.gle/PY8eLUpjHbtodmTM7

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 3°A.   

Habilidades:  Amadurecer reflexões baseadas em conhecimentos sobre o mundo do trabalho contemporâneo, que orientem seus interesses de trajetória profissional e formação acadêmica.

Acesse o link abaixo e realize a atividade proposta:  

https://forms.gle/LKqyrhHXQyx4FBxN7

___________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - whatsapp 19 987594417

 

Matemática 3ºB – https://forms.gle/HLGT8eJPBd96KArs5

Tecnologia e Inovação 3ºB – https://forms.gle/pcRsyRY29GMiH8Au9

Eletiva Encena 3ºA, 3ºB e 3ºC -  https://forms.gle/bzsZ1gkttkyoS5yv8