-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

05 julho, 2020

8º ANO - 6 A 10 DE JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 8º ANO A, B E C
06 A 10 DE JULHO
__________________________________________________
Horário das aulas online

MATEMÁTICA - PROF.ª MAGALY - ATIVIDADE DA SEMANA 07/07 ATÉ 14/07  

Habilidades:

(EF08MA12) – Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representa-la no plano cartesiano.

(EF08MA13) – Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês? Vou mandar a atividade dessa semana, com os exercícios propostos. Essa semana vamos realizar um formulário com algumas questões para testarmos seus conhecimentos, acompanhado de um resumo para estudarem que disponibilizei em todos os grupos do WhatsApp. Bons estudos e foco!

Segue o link para a realização do formulário: https://forms.gle/AcJaG8yvBi5wHXYu7


8º anos A, B e C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 06/07/2020 a 10/07/2020 

Habilidades:

EF69LP36B  Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

 

TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

 

Para conhecer mais sobre o gênero Texto de Divulgação Científica, vocês podem ler (não precisa copiar) o texto abaixo:

 


TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

 

Você tem conhecimento acerca do texto de divulgação científica? Se não, clique aqui e fique por dentro das características que a ele se atribuem!

     Levando em consideração os conhecimentos de que já dispomos, sabemos que existem textos cujas finalidades discursivas se divergem: uns servem para informar, alguns para entreter, outros para instruir, enfim... distintas são as intenções propostas pelo emissor ao redigir algo. Pois bem, amiguinho(a) usuário(a), sabendo disso, nesse nosso encontro iremos conhecer um pouco mais acerca daqueles textos que auxiliam de forma significativa no aprimoramento daquilo que precisamos saber. Estamos, pois, falando sobre os chamados textos de divulgação científica.

      Pelo nome você já deve ter uma noção de que se trata de algo com base em estudos mais aprofundados, frutos de pesquisas, experimentos, enfim, de uma dedicação exclusiva por parte de quem se dedica ao ramo da ciência e resolve, sem nenhuma dúvida, contribuir  para o avanço dela de uma forma geral, contribuindo, consequentemente, para o bem da população, concebida como um todo. Assim, em termos de características linguísticas, não é de duvidar que essa modalidade de texto trabalha fazendo uso do padrão formal da linguagem, haja vista que o intuito é repassar conhecimentos. Por essa razão, provavelmente não encontraremos traços de pessoalidade, tal como o uso de primeira pessoa (eu) no discurso empregado nesse tipo de texto. Outro aspecto que também se evidencia no gênero em questão é a presença de termos técnicos, típicos da linguagem científica, obviamente. Assim, como se trata de um texto de exposição de ideias, normalmente ele se constitui de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Dessa forma, nada melhor que nos certificarmos com um exemplo, o que acha?

  O texto de divulgação científica se constitui de uma estrutura específica:

 

Obesidade infantil pode dobrar os riscos de morte antes dos 55 anos, diz estudo

     A obesidade infantil mais do que dobra os riscos de morte antes dos 55 anos de idade, segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine. Acompanhando, em longo prazo, quase 5 mil crianças nascidas entre 1945 e 1984, os pesquisadores notaram que um quarto dos voluntários que apresentava maior índice de massa corporal (IMC) tinha duas vezes maior taxa de morte por causas naturais antes dos 55 anos do que o grupo de menor IMC. Entre essas causas, os especialistas consideraram doença hepática alcoólica, doença cardiovascular, infecções, câncer, diabetes e overdose de drogas.

     “O ponto principal é que a obesidade em crianças é um sério problema que precisa ser abordado seriamente”, ressaltou o pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. “O que este estudo particular mostra é que a obesidade causará o excesso de morte prematura”, completou o especialista.

     Além da influência direta da obesidade infantil nos riscos de morte prematura, a pesquisa indicou que a intolerância à glicose – fator de risco para o diabetes – e a pressão alta na infância também cumprem um papel neste sentido. As taxas de morte foram 73% maiores entre o grupo de maior intolerância à glicose e 1,5 vezes maior entre aqueles que apresentavam pressão alta.

     Em nota para a imprensa, o pediatra Marc Jacobson, da Academia Americana de Pediatria, destaca que o novo estudo é oportuno e importante, visto que mais de um sexto das crianças americanas estão obesas. “Ele nos dá mais dados relevantes sobre os efeitos da obesidade adolescente em longo prazo”. E, seguindo as diretrizes da Academia, o especialista recomenda a medida do índice de massa corporal em todas as crianças, e uma abordagem no estilo de vida daquelas que se apresentam obesas.

     Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 – cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de TV por dia, uma hora de exercícios, e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas.*

     Ao estabelecermos familiaridade com o texto em questão, podemos comprovar acerca de tudo que foi expresso anteriormente.

 

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/texto-de-divulgacao-cientifica.htm

 

 

Você pode complementar as informações através do vídeo linkado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=wdugMDzQ-W4

 

Após ler e assistir ao vídeo, você pode, com muita atenção, responder ao questionário abaixo:

O questionário abaixo pode ser respondido e enviado à mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/qGbRXRxzSZVCYoDv8

  

1. O texto de divulgação científica é:

a) Um texto em linguagem informal, que tem a intenção de informar a população em geral sobre assuntos banais e de entretenimento.

b) Um texto em linguagem formal, que busca informar as pessoas sobre diferentes assuntos, sempre se baseando em pesquisas e descobertas científicas.

 

2. Dado que o texto de divulgação científica visa informar, qual destas frases NÃO poderia fazer parte desse gênero textual:

a) A obesidade infantil mais do que dobra os riscos de morte antes dos 55 anos de idade, e por isso essas pessoas devem redobrar os cuidados com a saúde.

b) A obesidade infantil mais do que dobra os riscos de morte antes dos 55 anos de idade, e eu acho que essas pessoas devem redobrar os cuidados com a saúde.

 

3. Justifique sua resposta da questão anterior, por que escolheu essa alternativa?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

4. O texto dado como exemplo parte de uma ideia proposta por um estudo realizado pela revista:

a) New England Journal of Medicine.

b) Academia Americana de Pediatria.

 

5. O artigo de divulgação científica lido, sugere uma solução para a questão da obesidade infantil. O que é sugerido?

a) “Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 – cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de TV por dia, uma hora de exercícios, e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas.”

b) “Em nota para a imprensa, o pediatra Marc Jacobson, da Academia Americana de Pediatria, destaca que o novo estudo é oportuno e importante, visto que mais de um sexto das crianças americanas estão obesas.”

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp. ____________________________________________________________________

_________________________

ARTE
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 8º ANO A, B, C
PROFESSORA: MICHELLE


Atividade semanal: Vamos juntos fazer um grande musical para a escola Cristiane Chaves Moreira Braga? 
Grave um vídeo pessoal apresentando um musical de sua preferência, tocando seu instrumento favorito.
Pra quem nao souber manusear nenhum instrumento, tente dublar, use o app Tik Tok e se mesmo assim, nao conseguir, faça um lindo desenho de sua preferência usando técnicas de sombreamento.

* clique no link abaixo e veja esse lindo musical de um ex aluno meu. Use de incentivo "se precisar".


Arrasem!!!
ME ENVIEM PELO ZAP: (19) 996193430
_____________________________________________________

8ºC
Disciplina Geografia: Professora Cristiane 
Acessar o link para desenvolver as atividades de Geografia


_____________________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 8ºB E 8ºC
PROFº NIVALDO
Segue a atividade dessa semana


_________________________________________________________________________________

ELETIVA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 8º ANO B
PROFESSORA: MICHELLE

Atividade: Continuação da aula anterior. Peço por favor, para quem ainda não esta no nosso grupo de eletiva no whatszapp, entrem em contato. (19) 99619-3430.

___________________________________________


CIÊNCIAS

Profª Mileni

HABILIDADES: (EF08CI07) Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos; (EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência.

 Para iniciar:

Acesse o conteúdo abaixo e entenda melhor como as plantas se reproduzem:

Continuando...

Responda à atividade abaixo:

Para terminar

Vamos nos preparar para a próxima aula: você tem dúvidas sobre seu corpo? entre no link abaixo e escreva suas dúvidas.



Qualquer dúvida entre em contato: promileni@gmail.com ou 19996125182



Bons Estudos!!!

___________________________________

TECNOLOGIA - 8ºB

Profª Mileni

Habilidade: (EF89TEC13) Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social.

Vamos simular os algoritmos...

Parte 1 – Crie um conteúdo e publique no mural de atividades da nossa turma, através do link: https://padlet.com/mnorberto1/637h35i5e4mtnqem

senha: tecnologia8b

O seu conteúdo pode ser sobre qualquer assunto que você goste, por exemplo: um vídeo ensinando uma dança, uma receita, uma maquiagem ou como jogar certo jogo; uma foto bem legal do seu pet, etc...

Use sua criatividade! é importante que o conteúdo seja produzido por você e NÃO SEJA COPIADO DA INTERNET 

Parte 2 – Interagir com as publicações de seus colegas – curta e comenta as publicações dos seus colegas para podermos simular os algoritmos na próxima semana

Vamos nessa!!!



__________________________________________________________________________________

PROFESSOR ELIEZER PROJETO DE VIDA 8ºB

TUDO BEM PESSOAL A ATIVIDADE DESSA SEMANA É BEM FÁCIL, TEMOS 2 QUESTIONARIO PARA RESPONDER PELO GOOGLE FORMULARIOS, É MUITO IMPORTANTE QUE RESPONDA COM ATENÇAO MEDITANDO NAS QUESTOES, SERÁ DE GRANDE REFLEXÃO A TODOS.

1º PLANO DE AJUDA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJIvA12StXfINMfF3jNDpYWEdaVqjB2ZUF-hqlTO3nJeG97w/viewform

 

2º AUTOEFICÁCIA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccPB8CSkLIUxz7NfFnx1LiyFgGgEnAPTc9ipayNCfwvOGdfg/viewform

BOA TAREFA.

________________________________________________________________________________


PROFESSOR ELIEZER TECNOLOGIA E INOVAÇAO 8ºA

TUDO BEM PESSOAL A ATIVIDADE DESSA SEMANA É BEM FÁCIL, TEMOS 2 QUESTIONARIO PARA RESPONDER PELO GOOGLE FORMULARIOS, É MUITO IMPORTANTE QUE RESPONDA COM ATENÇAO MEDITANDO NAS QUESTOES, SERÁ DE GRANDE REFLEXÃO A TODOS.

1º PLANO DE AJUDA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJIvA12StXfINMfF3jNDpYWEdaVqjB2ZUF-hqlTO3nJeG97w/viewform

 

2º AUTOEFICÁCIA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccPB8CSkLIUxz7NfFnx1LiyFgGgEnAPTc9ipayNCfwvOGdfg/viewform

BOA TAREFA.

_________________________________________________________________________________


ELETIVA FORTALEÇA-SE Prof Eliezer

Musculação

Com base na aula anterior recorte uma imagem ou impresso de uma pessoa fazendo STIFF e abaixo escreva os músculos envolvidos faça em uma cartolina ou folha de sulfite, como o exemplo abaixo

Exemplo:

É só montar isso em um papel e tirar foto

Atenção preciso que todos os alunos que fazem eletiva fortaleça entre em contato comigo pelo whatsapp 996460862 para add no grupo

 

 

Tire foto e envie para o email:

profeliezer@yahoo.com

ou zap 996460862

____________________________________________________________



História/Prof. Valdilene Matos
e-mail: valdilene.souzza@yahoo.com.br
Acessem o link abaixo para a aula da semana.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsVRH2RJj3Ud6yf6o6rFLjWU9QM6yT37CtizRCP7k1QtozNg/viewform?usp=pp_url

Ótima aula a todos, qualquer dúvida podem entrar em contato ok?

__________________________________________________________________________________

Inglês         8º ano          (06/07 a 10/07)      

Professora Eliane

Habilidades

EF08LI03- Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

(Essa atividade é a mesma da semana passada, se você já fez, não precisa fazer novamente)

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/ezJyjyfcoaHQ6AgT7

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com



                                        Projeto de vida - Professora Maristela- 8º C

Habilidade: "Assertividade, iniciativa social,  curiosidade para aprender, empatia, foco, responsabilidade,  e imaginação criativa"


Apostila do Aluno volume 2

Atividade Situação aprendizagem 8  pag 75 – Que bem posso fazer hoje para o meio ambiente?

Mandar a foto da atividade no email ou mensagem   WhatsApp.981365627
_________________________________________

Geografia - 8º Ano A e B - Profª Regiane

Acesse o link abaixo e responda a atividade.
_________________________________________

Educação Física - 8° Ano A - Profº Junior
Acesse o link e responda a atividade.