5ª semana atividades de arte 6ºano professora Beatriz
31/05 a 11/06 não se esqueça de me enviar as atividades por
whatsApp 11982474959
Estou trabalhando em parceria com a Professora Casssia, todo
trabalho manual que você produzir
será avaliado por mim também , não esqueça de me enviar as fotos.
(EF06AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação
de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, Contextos e práticas grupos e coletivos paulistas e brasileiros de
diferentes épocas
Vamos
assistir alguns vídeos para enriquecer nossa aula,isso é muito importe.
https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0
https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI
https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJc
https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg
https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA
DANÇAS FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através das
culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural
específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das
danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração
para geração. No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da
região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial
brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e
os costumes do povo de uma determinada região.
1. O que vocês entendem por cultura popular?
2. O que vocês
entendem por dança popular, folclórica paulista e brasileira?
3. Vocês conhecem os
fatores de movimento? Quais?
4. Vocês gostam de dançar? Quais estilos mais gostam?
5. Vocês estudam ou
já estudaram dança? Dentro ou fora da sua escola? Falem um pouco sobre essas
experiências.
6. O que vocês
entendem por movimentos corporais?
7. Que tipo de dança
vocês já dançaram nas festas juninas da escola?
10. Vocês consideram
a capoeira uma luta ou uma dança? Por quê?